Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Rio faz campanha contra trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes

Feiras livres, aterros sanitários e hotéis estão entre os principais alvos de uma campanha de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria Municipal de Assistência Social da prefeitura carioca com o objetivo de combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças de adolescentes.


A exploração sexual de crianças e adolescentes é tipificada como "trabalho perigoso" pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano, a instituição definiu o item como prioritário para ações de combate pelos países signatários.

A auditora do MTE Fátima Chammas disse que as ações de fiscalização, no Rio, ocorrerão nas feiras livres, onde crianças trabalham durante a noite e madrugada e são submetidas a trabalho pesado. Além disso, os fiscais vão passar por hotéis e pontos turísticos, principalmente dos bairros de Copacabana, na zona sul, Lapa, no centro e Campo Grande, na zona oeste, locais com registro de denúncias de exploração sexual.

O Ministério Público Estadual, que também participa da campanha, pede que as pessoas denunciem a presença de menores no trabalho doméstico. O órgão destaca ainda a ocorrência de exploração sexual de crianças e adolescentes nesse tipo de trabalho.

"Esse é um problema muito facetado", afirmou o promotor Rodrigo Medina, coordenador do Centro de Apoio a Infância e Juventude. "Escolhemos para a campanha uma imagem que simbolizasse o abuso e a exploração sexual para quebrar com o preconceito de que essas situações só ocorrem em famílias pobres. Não podemos subestimar a subnotificação de casos na classe média", disse.

A Secretara de Assistência Social, durante a semana que antecede o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, vai mobilizar os dez centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para prestar apoio às vítimas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet