Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Turismo

Lançada em Foz do Iguaçu segunda edição do Natal das Cataratas

As entidades públicas e privadas, representativas do turismo, da indústria, do comércio e dos serviços de Foz do Iguaçu, lançaram na manhã da última quarta-feira, no hotel Bourbon Convention & Spa Resort, a segunda edição do Natal das Cataratas – que será realizado de 24 de novembro a 9 de janeiro de 2012. A campanha traz neste ano uma série de novidades, como a Vila do Natal na Praça do Mitre e presépios de areia que serão instalados em cinco regiões da cidade.


As atrações que iluminaram o Natal de Foz do Iguaçu no ano passado também estão de volta – como os pórticos instalados nas avenidas Brasil e Jorge Schimmelpfeng; as árvores de Natal nos principais cruzamentos da cidade; totens iluminados; banners na Avenida das Cataratas; concurso de decoração natalina, entre outras.

“Queremos fazer um evento à altura dos nossos atrativos, e do potencial turístico de Foz do Iguaçu, mas à altura também da expectativa dos iguaçuenses. Para que a população curta, aproveite e participe de todas as atividades”, declarou o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, jornalista Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Foz, Chico Brasileiro; o secretário municipal de Turismo, Felipe Gonzalez; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), Elizângela de Paula Kuhn; o delegado-chefe da Receita Federal, Rafael Dolzan; o representante para as festividades natalinas da Câmara, vereador Luiz Queiroga; entre outras autoridades.

Objetivos

Gilmar Piolla conduziu a apresentação e reforçou os principais objetivos da campanha – entre eles, transformar o Natal de Foz do Iguaçu, em cinco ou seis anos, em um dos melhores e mais importantes do Brasil, no mesmo nível que as festas de Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul. “Neste ano procuramos aperfeiçoar o que já foi feito, dando um passo de cada vez. Com o apoio da sociedade, poderemos avançar”, disse.

Segundo Piolla, ao incorporar o Natal das Cataratas no calendário de eventos, a cidade não apenas resgata o espírito natalino, como contribui para valorizar a identidade cultural da região, impulsionar as vendas do comércio e a ocupação hoteleira. Além disso, valoriza a marca Destino Iguaçu e reforça a integração dos setores público e privado da cidade.

“Esta é mais uma etapa vitoriosa da nossa união”, afirmou Felipe Gonzalez, sobre a gestão integrada do turismo, que promoveu ações importantes como as campanhas Temporada Boa em Foz e Vote Cataratas. “E hoje vemos que o Natal das Cataratas não levará muito tempo para se consolidar e se transformar de fato em um dos melhores do Brasil”, completou.

Para o vice-prefeito, além do reflexo socioeconômico, o Natal das Cataratas remete a conceitos que valorizam a cidade, como a qualidade dos serviços oferecidos. “A gente já sente um grande avanço em relação ao [Natal das Cataratas do] ano passado e com certeza o envolvimento da cidade é muito importante para o sucesso da campanha”, completou Chico Brasileiro.

Elizângela de Paula destacou que o papel da Acifi é de articulador e cobrou dos empresários uma participação efetiva na campanha. “Para a Acifi, o Natal foi e é o grande evento de aproximação do turismo com o comércio, com a indústria e os serviços. Se o trabalho é feito em conjunto, a cidade só tem a ganhar”, defendeu.

Vila do Natal

Uma grande novidade do Natal das Cataratas deste ano será a Vila do Natal, na Praça do Mitre, que concentrará os shows e apresentações artísticas. Além da Casa do Papai Noel, da Casa de Brinquedos e da árvore de Natal de 20 metros de altura, construída com garrafas pet, o espaço vai ganhar feiras de artesanato e de gastronomia. “A Vila do Natal será um local de encontro e de confraternização”, disse Piolla.

Durante a campanha, o Papai Noel chegará todos os dias à praça com o trenó puxado por um protótipo do Projeto Veículo Elétrico, desenvolvido por Itaipu. Já o palco de shows será especialmente construído para o evento.

“Não vamos ter atrações com astros da música, que cobram cachês milionários. Queremos valorizar o que temos de melhor na cultura de Foz e da nossa região trinacional”, antecipou Piolla.

Mas as atrações não ficarão concentradas apenas no centro. Outra novidade será a instalação de presépios de areia em cinco pontos diferentes da cidade: Porto Meira, Vila C, Jardim São Paulo, Morumbi e Três Lagoas.

Se houver captação de recursos suficientes, por meio da Lei Rouanet, a campanha também contará com uma carreta-palco para levar atrações artísticas para diferentes pontos da cidade – como o “Auto de Natal da Família Horn”, que mistura a tradição natalina dos descendentes europeus com elementos circenses.

Concurso

Outro sucesso da campanha do ano passado, e que volta neste ano, é o concurso de decoração natalina. Serão premiadas as melhores decorações em quatro categorias: residências, hotéis, lojas de rua e restaurantes. De acordo com Gilmar Piolla, a meta para este ano é dobrar o número de participantes – pulando dos 250 inscritos no ano passado para mais de 500.

Os prêmios para os vencedores serão viagens para diferentes destinos da América do Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet