Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Condenado por crime diz que matou animal silvestre para salvar cão

Um morador da zona rural de Guaratuba, no litoral do Paraná, foi condenado pelo Tribunal de Justiça por ter matado a tiros um cateto – mamífero que visualmente lembrar um porco selvagem - e um tatu. A pena estipulada foi de dois anos de reclusão e seis meses de detenção, entretanto, foi revertida em prestação de serviço à comunidade. A decisão foi publicada em 3 de fevereiro.


A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público (MP). “O denunciado (...), com consciência e vontade direcionados à pratica do ilícito, portava consigo, sem autorização legal, arma de fogo de uso permitido. Em ato contínuo, o denunciado (...), com potencial conhecimento da ilicitude de sua conduta, dolosamente e mediante o uso da respectiva arma, matou um cateto e um tatu, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, dizia parte da denúncia.

De acordo com o TJ, o condenado afirmou que não era proprietário da arma e que os animais não foram baleados. O homem declarou que estava acampando na região, que é de mata fechada, e para defender cachorro dele, que foi atacado pelo cateto, golpeou o animal com um facão. Em seguida, o tatu foi pego pelo cachorro quando retornavam ao acampamento.

Ainda segundo o TJ, o condenado disse que como os dois animais abatidos eram carnes comestíveis decidiu comê-los. O condenado disse também que acampar é o esporte preferido dele, não caçar animais selvagens.

A justificativa não foi aceita pelo juiz substituto em 2º grau Carlos Augusto Altheia de Mello. “Constataram-se que os animais foram mortos a tiros, o que faz cair por terra à alegação de que um foi morto a facadas e o outro pelo cachorro. Ainda, se os animais tivessem sido abatidos há pouco tempo, e, como se constatou, a tiros, não há dúvidas de que a arma encontrada pertencia ao apelante, desmentindo a versão por ele apresentada”, argumentou o juiz.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet