Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Católicos mantém contato com os peregrinos estrangeiros da Jornada Mundial da Juventude rezando terço online

A peregrinação da Jornada Mundial da Juventude começou em Bangu. Enquanto não chega o dia de caminhar 13 quilômetros para ver de perto o Papa Francisco, um grupo de fiéis da Paróquia de São Sebastião já percorre longas distâncias para exercitar a fé. Mas sem sair de casa. Sentados em frente ao computador, eles rezam o terço, via Skype, na companhia de alguns estrangeiros, que também participarão do encontro cristão, dos dias 23 a 28 de julho.


Usuária do Skype, a estudante de Letras Vanessa Souza, de 20 anos, adicionou o usuário <voluntariado.nacional>, há seis meses, para participar do Santo Rosário, como é chamado o chat internacional.

— O silêncio é total na hora do terço. De vez em quando, é que tem uma irmã chorando — diz Vanessa, moradora de Bangu. E, desde então, toda a noite está lá, no seu quarto, com o terço em punho. Inclusive aos sábados e domingos, sem interrupção.

O grupo Santo Terço, criado no Skype por uma venezuelana, reúne de 30 a 40 católicos do mundo inteiro por rosário desfiado. E com hora marcada: à meia-noite em ponto, fiéis argentinos, peruanos, paraguaios e uruguaios, entre outros, começam a reza, e geralmente em espanhol. E com as mais variadas intenções.

— Rezamos pela jornada, pela paz na Colômbia, pelos irmãos que não têm conseguido conectar no Skype — lista a estudante Vanessa Souza, que foi convidada a participar do grupo após adicionar uma peregrina venezuelana em seu Facebook.

Família participa

— No começo, minha mãe ficou bem preocupada porque não sabia com quem eu falava na internet. Mas certa noite ela acompanhou o terço comigo. Depois, ficou tranquila — conta Thayane, também moradora de Bangu.

Contato com peregrinos será mantido por cartas

A cada noite, os católicos que se reúnem no chat via Skype têm cinco mistérios para desfiar no terço online. Cada um acompanha dez orações de Ave-Maria e um Pai Nosso.

— Os organizadores do chat escolhem quem vai rezar — conta a técnica em patologia Bruna Nascimento, de 24 anos.
Mas o bate-papo entre ela e os peregrinos estrangeiros também é estabelecido por outro método, mais tradicional, a correspondência por cartas.

Neste caso, Bruna não vai digitar, mas escrever mensagens religiosas a 12 participantes da Jornada Mundial da Juventude.

— A ideia surgiu no Facebook. E vai servir para estreitar os laços — conta Bruna, empolgada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet