Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Justiça lança cartilha para incentivar adoção de crianças no Amazonas

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Juizado da Infância e da Juventude Cível, lançou nesta semana a Cartilha "Adotar é Legal", um guia com perguntas e respostas sobre o processo de adoção. O material aponta o caminho adequado para quem deseja adotar uma criança. A cartilha foi lançada em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado no sábado (25). Em todo o Amazonas, mais de 30 crianças e adolescentes estão aptos à adoção.


De acordo com o TJAM, a cartilha usa personagens e linguagem regionais para explicar de forma didática o passo a passo do trâmite judicial que cumina na adoção de uma criança ou adolescente. O objetivo do material, segundo o Tribunal, é incentivar novas adoções no estado.

Mil cartilhas foram impressas neste primeiro momento e entregues simbolicamente ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho, nesta sexta-feira (24), durante uma breve cerimônia. O material será disponibilizado nas unidades do Judiciário da capital e do interior.

A cartilha "Adotar é Legal" conta a história fictícia de um casal que sonhava em ter filhos. Depois de saber que não poderiam conceber de forma natural, começaram a peregrinação para adotar uma criança. Chegaram a conhecer uma mulher que queria doar o filho, mas acabaram refletindo sobre a possibilidade de estarem cometendo um crime. Buscaram ajuda no Juizado da Infância e Juventude, onde conseguiram realizar o desejo, de acordo com a lei. A alegria foi em dose dupla, pois em vez de uma criança, eles acabaram adotando um casal de irmãos, batizados em seguida com os nomes Vitória-Régia e Tapioca.

Segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas, as pessoas interessadas em adotar uma criançadevem se habilitar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) no próprio Juizado da Infância e Juventude e seguir as orientações legais. Atualmente existem em Manaus 30 crianças e adolescentes aptos à adoção e 42 pessoas habilitadas para adotar. Em 2012, 105 crianças receberam novos lares no Amazonas e neste ano, de janeiro até maio, outras 64 crianças já foram adotadas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet