Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

PSOL aponta irregularidades na campanha de Yeda em 2006 no RS

O PSOL do Rio Grande do Sul afirmou em coletiva de imprensa na noite de quinta-feira (19) que a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e integrantes do governo cometeram irregularidades durante a campanha eleitoral de 2006.


Segundo o PSOL, não foram declarados fundos arrecadados e ocorreu a distribuição de "mensalinhos".

Na sede estadual do partido, em Porto Alegre, o presidente regional da sigla, Roberto Robaina, a deputada federal Luciana Genro e o vereador e advogado do partido Pedro Ruas disseram que formaram convicção a partir de documentos como áudios, vídeos e transcrição de depoimentos que integram o processo contra os réus da Operação Rodin, em tramitação na Justiça Federal. O partido, no entanto, não apresentou provas.

Segundo a denúncia, há áudios e vídeos mostrando representantes de empresas de engenharia, construção civil e fumageiras entregando R$ 1 milhão de contribuições à campanha de 2006, sem registros, a pessoas próximas à governadora, entre as quais o empresário Lair Ferst e o ex-secretário da Fazenda Aod Cunha. Outra gravação mostraria o deputado federal José Otávio Germano doando R$ 400 mil e afirmando que ficaria com "crédito político".

MP e governo negam

O procurador da República Adriano Raldi, integrante da Força-Tarefa do Ministério Público Federal, que acompanha o desdobramento da Operação Rodin, negou, por sua assessoria de imprensa, que o PSOL tenha tido acesso aos documentos e que os depoimentos, áudios e vídeos citados na entrevista façam parte do processo.

O governo do estado emitiu nota em que diz simplesmente que "as declarações do PSOL foram desmentidas pelo Ministério Público Federal".

"Em resposta às demandas recebidas da imprensa, o Palácio Piratini informa que as declarações que o PSOL deu em entrevista coletiva, foram desmentidas pelo Ministério Público Federal."

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet