Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Chuvas deixam 37 mil sem luz no RS

Pelo menos 37 mil pessoas ainda permanecem sem luz até as 19h deste sábado (12) no Rio Grande do Sul, após a chuva e o vento fortes que atingiram a região na madrugada.


As cidades mais atingidas são: Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Capão do Leão, Pelotas, Arroio do Padre, Piratini, Alvorada e Viamão. Partes de Porto Alegre também estão no escuro

Em Rio Grande, as rajadas chegaram a 80 quilômetros por hora, segundo o órgão responsável pela segurança da navegação no porto. A entrada e a saída de navios no canal foram suspensas. A ventania também derrubou árvores e galhos. Um ginásio de esportes desabou e postes de energia foram danificados. Muitos moradores estão sem luz.

A Marinha desaconselha a navegação no litoral sul até segunda-feira (14).

Em Porto Alegre, a chuva provocou pontos de alagamentos na noite de sexta. Uma avenida localizada perto das sedes de escolas de samba ficou coberta pela água. Um cruzamento da zona norte chegou a ficar bloqueado.

Em todo o estado, desde 13 de novembro, 179 municípios decretaram situação de emergência por causa da chuva e dos ventos fortes. Segundo balanço da Defesa Civil, 6.322 mil pessoas ficaram desalojadas (saíram de casa e foram para imóveis de amigos e parentes) e 3.811, desabrigadas (seguiram para em abrigos públicos).

Na sexta, o governo estadual informou que devem ser liberados R$ 50 milhões para os municípios atingidos pelo mau tempo. O dinheiro deve ser aplicado na recuperação e no reforço de unidades de saúde. Na terça-feira (15), deve acontecer uma reunião com representantes das prefeituras e dos hospitais de municípios em situação de emergência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet