Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Horta Comunitária gera renda para comunidade rural

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura acompanham na manhã desta terça-feira (23) a colheita de leguminosas feita por pequenos produtores da região do Naboreiro, que tiram da lavoura seu sustento, como no caso dos que vivem da ‘Horta Comunitária’. “A prefeitura de Rondonópolis investe na melhoria da qualidade de vida do homem do campo assim como o faz com a população urbana, e foca no crescimento do pequeno produtor por meio de incentivos, como o fornecimento de insumos e a prestação de assistência técnica”, destaca o prefeito Zé Carlos do Pátio.


Desta forma homens e mulheres da zona rural agregam mais uma renda. “Só esta horta oportunizou emprego para 12 pessoas”, observa o secretário de Agricultura Valdir Corrêia.

A Horta Comunitária consiste em parceria realizada entre a Secretaria de Agricultura e associações de produtores rurais que fornecem sua produção para comerciantes urbanos. A prefeitura entra com o conhecimento técnico e com a maior parte dos insumos, enquanto os produtores ficam com a mão-de-obra.

“Nós fornecemos aos produtores o caminhão que faz o transporte do adubo orgânico, sementes, assistência técnica, todo o serviço de mecanização – aração, gradeação – orientamos sobre como plantar, em qual época, como fazê-lo, o quê plantar, noções de logística e qual a vocação de nossa região para dar rentabilidade a sua produção”, ressalta o técnico Milson Pereira dos Santos.

Milson explica que outros dois técnicos trabalham no auxílio dos produtores. “O Marcelo Shidi e o José Elizete Pedroso são dois técnicos da secretaria que trabalham diretamente com os produtores, tirando dúvidas, fazendo o acompanhamento, orientando-os”, pontua Milson.

PRODUÇÃO – Os 12 trabalhadores que aram a horta plantam, colhem, embalam e entregam as lavouras de abobrinha, pepino, pimentão, quiabo, jiló, maxixe e berinjela.

“Só a produção de quiabo está rendendo uma média de 70 caixas por semanas. E a produção deles tem destino certo: grandes redes de supermercado da região estão comprando diretamente dos pequenos produtores”, enfatiza Valdir Correia.

Segundo o secretário, a prefeitura irá aumentar a capacidade do reservatório de água da região para dar mais autonomia aos trabalhadores e para incrementar a economia local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet