Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Prefeitura de Rondonópolis valoriza o servidor público

Em pouco mais de um e meio de administração o governo municipal de Rondonópolis se firmou como uma das mais prósperas gestões do estado. Prova disso é a adesão mínima que a greve dos servidores obteve em quase um mês de paralisação (31 de maio a 25 de junho). O número de funcionários que aderiu ao movimento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis – Sispmur representou apenas 10,5% do funcionalismo de quatro das 15 secretarias. “O município conta com um total de 5.300 funcionários públicos, e apenas 548 decidiram cruzar os braços”, informa o secretário de Administração Gerson Araújo de Oliveira.


A greve não comprometeu as atividades das diversas secretarias e autarquias que prestam atendimento à população da cidade pólo da região Sul de Mato Grosso. A única pasta do governo que teve parte dos seus trabalhos prejudicados foi a Secretaria de Educação. No entanto, a secretária municipal Marilda Soares Rufino esclarece que o calendário de reposição das aulas, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, já está sendo definido com o aval da comunidade.

R20;Fizemos uma reunião com os diretores das unidades e representantes do Sispmur, e definimos que o calendário deve respeitar o direito de férias dos alunos e os feriados nacionais. Apenas os feriados estaduais e municipais podem ser utilizados para a reposição”, enfatiza Marilda.

Quanto ao corte no pagamento, a secretária afirma: “Não vai ocorrer nenhum corte no pagamento dos servidores da Educação, a decisão dos diretores de garantir a reposição das aulas e evitar prejuízo aos alunos assegura o pagamento integral de professores e funcionários das escolas”.

O secretário Gerson de Oliveira destaca as diversas conquistas da categoria no atual governo e pontua que a greve desencadeada por parte dos servidores foi realizada em defesa de ganhos reais. “A greve não é por perdas nem reposição salarial. Os trabalhadores estão se manifestando em defesa do aumento de ganhos reais. E eu respeito isso”, ressalta.

Comprometida com a defesa dos direitos do trabalhador, a administração respeita a atitude dos servidores que reivindicaram um ganho real superior aos 2% oferecidos inicialmente para o mês de setembro e antecipado para julho. “A prefeitura trabalha para melhorar a arrecadação do município, visando avançar na correção de distorções e ampliar o ganho salarial para toda a categoria. Em um ano e meio de governo corrigimos as perdas salariais e fizemos a reposição do INPC, cumprimos ainda com o dever de fazer o reenquadramento das referências por tempo de serviço e a elevação de nível/classe para aqueles que investiram na escolaridade. Queremos fazer muito mais. Por isso estamos trabalhando para melhorar a receita”, declara o secretário.

CONQUISTAS – No período de janeiro de 2009 a junho de 2010, o funcionalismo público de Rondonópolis realizou várias conquistas, como a reposição salarial de 9% que corrige perdas de quatro anos anteriores; a alteração da Tabela de ASDs e Vigilantes com a equiparação do salário base ao mínimo vigente; o reenquadramento de Aposentados e Pensionistas e a garantia do 13º Salário para Contratados por Tempo Determinado – todas em 2009.

Além disso, o governo municipal realizou a reposição Salarial de 4,11% em janeiro de 2010, o reenquadramento da Referência pelo Adicional de Tempo de Serviço (PCCS) para todos os servidores, o pagamento de Precatórios devidos desde a década de 1990, o pagamento de Parcelamentos de dívidas junto ao Impro (três dos seis parcelamentos herdados já foram quitados) e os ASDs e Vigilantes que atuam nas escolas da zona rural passaram a receber o auxílio-transporte que antes era pago apenas para os professores.

R20;As categorias com direito à produtividade foram beneficiadas com a incorporação da verba para fins de aposentadoria e os funcionários da Coder conquistaram o direito ao plano de atendimento médico-hospitalar do Serv/Saúde”, destaca o secretário de Administração.

Por último, Gerson aponta para o menor ganho salarial de 20% que os servidores receberam na atual gestão. “Existem categorias onde o ganho salarial chegou a 40%; isto é uma vitória e é algo para ser comemorado por parte da sociedade, pois mostra o compromisso da administração com a qualidade de vida do servidor público”, finaliza o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet