Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Lideranças apostam em “PAC”regional para fortalecer pecuária

A 2ª edição do Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina (SIPB) já é marco na política regional da tripla fronteira. O evento, que será realizado no Lions Clube em Nova Venécia (ES), entre os dias 2 e 3 de março, espera receber mais de 1.200 pessoas, entre representantes da cadeia produtiva da carne e do leite.


Criado para ser itinerante – o próximo encontro em 2013 acontecerá na Bahia – o SIPB é considerado o embrião de uma espécie de “PAC” regionalpara fortalecer o setor.Para o empresário Victor Miranda, presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), “essa é uma boa oportunidade para se criar um pacto de produção, com apoio do setor público por meio de investimentos, uma espécie de “PAC” regional que fortaleça o setor produtivo, incentive o uso de novas tecnologias, facilite a incorporação de genética superior ao rebanho da tripla fronteira”. Independente de representar uma raça de corte, a ACCN participa da realizaçãode eventos como este “para contribuir na integração, produtividade e rentabilidade do pecuarista e para um fortalecimento das associações das raças bovinas dentro do setor pecuário desta macro região”, aponta.

Governo capixaba

“A pecuária bovina, tanto de leite quanto de corte, nas regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e Extremo Sul da Bahia, é expressiva na geração de emprego e renda e têm características e desafios comuns. A realização do Simpósio, integrando as lideranças políticas e técnicas desse arranjo produtivo regional, é uma estratégia para a superação dos gargalos e vai representar um avanço no aproveitamento das oportunidades do mercado de leite e carne bovina”, destaca o Secretário da Agricultura do Espírito Santo, EnioBergoli.

“Só se sustentará no mercado quem elevar o nível de produtividade, reduzir os custos de produção e ofertar produtos com a qualidade requerida pelo mercado, cada vez mais exigente. No momento, ainda temos adicionais de preços para produtos de melhor qualidade, mas, num futuro não muito distante, isso pode significar a permanência dos pecuaristas na atividade”, afirma Bergoli.

A região apresenta condições semelhantes em rebanho bovino, sistemas de comercialização, preços de produtos lácteos e carne bovina. Nove frigoríficos e 11 laticínios atendem a área que reúne cerca de sete milhões de cabeças de gado. A infraestrutura logística para escoamento dos produtos agropecuários também é comum aos municípios da localidade. Para o prefeito de Nova Venécia, Wilson Luiz Venturim, o simpósio será mais um grande estímulo para o fortalecimento da pecuária capixaba pela sua característica mobilizadora, além de seu aspecto prático e científico.

Sobre o 2º SIPB - O município de Nova Venécia, no Espírito Santo vai receber nos dias 2 e 3 de março, no Lions Clube, o II Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento que tem como objetivo levar informações relevantes sobre pecuária de corte e leite para produtores, pecuaristas e profissionais do agronegócio dos três estados é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Veneza – Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo e Sindicato Rural de Nova Venécia (Patronal) e Prefeitura Municipal de Nova Venécia e tem o apoio do Governo Federal, MAPA, IDAF, IMA, INCAPER, ADAB, FAES, SENAR, Secretaria da Agricultura do Espírito Santo e ABCZ. O simpósio tem ainda o patrocínio do BANESTES, Banco do Brasil, SICOOB, Casa do Produtor, Frisa, MCL Mineração Columbia, Cooabriel, Luvep, Safra Leilões, Fazendas Ecológicas ECO, Fazendas Heringer, Matsuda Sementes e Nutrição Animal e Frimont.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet