Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Sociedade organizada reage contra violência em Rondonópolis

O mês de Junho foi um dos mais violentos dos últimos anos em Rondonópolis, segundo dados levantados pela Polícia Militar, 18 homicídios foram registrados na cidade. A onda de violência que assola Rondonópolis provocou a união da sociedade organizada do município, a Associação Comercial de Industrial de Rondonópolis, Polícia Militar, Consegs, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho Municipal de Segurança e Gabinete de Apoio à Segurança Pública se reuniram no auditório da Acir, nesta terça-feira (02) para uma coletiva a imprensa local.


A coletiva focou nas ações a curto prazo para conter a escala de violência em Rondonópolis.O presidente da Acir Luiz Homem de Carvalho, destacou a importância da implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e a volta do projeto das tornozeleiras eletrônicas, para os reeducandos do sistema semiaberto, duas questões na esfera estadual.

“Vamos marcar uma audiência com o governador, com a presença de todos os setores da sociedade que conseguirmos reunir para discutir a implantação destes dois projetos”, comentou o presidente da Acir, que também cobrou ação imediata para a reativação das câmeras de seguranças.

O presidente do conselho Municipal de Segurança Valdenir Luis Pereira, disse que os magistrados precisam endurecer a pena dos criminosos recorrentes que são presos seguidamente pelo mesmo crime, como por exemplo, os furtos e roubos.

O perfil de boa parte das vítimas de homicídios segundo a PM é de pessoas ligadas ao mundo do crime.

“Na maioria dos homicídios estão relacionados a rixas ou acertos e contas de ex-detentos da Mata Grande, isso explica o fato de muitos que estão no regime semiaberto serem executados”, explicou o Major Sandro Barbosa.

A Prefeitura foi representada pelo gestor do Gabinete de Apoio à Segurança Pública Anderson Rocha de Souza, ele explicou à imprensa o processo de estruturação do Gasp.

“No momento estamos rompendo as barreiras burocráticas, no setor público as licitações demandam tempo. Temos em andamento as licitações de combustíveis e locação de viaturas e ainda aguardamos a assinatura do convênio por parte do governo do Estado” disse Anderson.

Anderson ainda enfatizou o papel do Gabinete de Apoio à Segurança. “Nosso foco inicial é o trânsito em parceria com a Setrat. Com a fiscalização e as blitze podemos coibir a movimentação de pessoas com intenção de praticar crimes, com isso, em outras oportunidades, constatamos que quando realizamos essas ações, o número de ocorrências diminui”, finalizou o gestor.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet