Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

200 dias

Apesar dos quase 70 dias de greve, secretaria garante cumprimento total do ano letivo

Apesar dos quase 70 dias de greve, secretaria garante cumprimento total do ano letivo
Com o fim da greve dos profissionais da Educação aprovada em assembleia da categoria nesta semana, a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destaca que os 200 dias previstos para o ano letivo atual serão cumpridos.


Professores aceitam proposta de Silval e suspende a greve mais longa da educação

As aulas na rede estadual ficaram paradas por 67 dias e a secretária afirma que os pais e os Conselhos Deliberativos das Comunidades Escolares (CDCEs) devem acompanhar a reposição das aulas. Ela ressalta que todas as escolas ofertarão os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“O Governo do Estado garantiu o direito dos profissionais de reivindicarem melhorias e atendeu a pauta proposta pelo Sindicato. Agora cabe aos educadores garantirem o direito dos estudantes de terem todas as aulas previstas no calendário escolar de 2013”, afirmou.

Ela lembrou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) elaborou e encaminhou a todas as escolas, Assessorias Pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) um orientativo referente ao calendário de reposição das aulas. O documento visa auxiliar as unidades, que são parceiras da Seduc, na definição do processo de reposição.

O orientativo ressalta que o calendário deve ser definido pelas equipes gestoras das escolas, em conjunto com os CDCEs e Assessorias que também serão responsáveis pela emissão de parecer e acompanhamento das reposições. O documento também cita que os assessores pedagógicos devem articular com as Secretarias Municipais de Educação o atendimento, nos dias de reposição, dos estudantes que dependem do transporte escolar. Com Assessoria.

A Seduc esclarece ainda que os Técnicos Administrativos Escolares e os Apoios Administrativos Escolares (AAE) também deverão estar contemplados na proposta de calendário. Reforça também que a carga horária mínima do ano letivo 2013 é de 800 horas, “distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar”concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet