Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

mandado de segurança

Professora aprovada em concurso ingressa com recurso para posse

Por intermédio do Edital 001/2007 foram abertas inscrições para Concurso Público visando o preenchimento de diversos cargos públicos no município de Nova Xavantina (557 km de Cuiabá).


Para o cargo de Professor – “Superior Completo – Normal Superior ou Pedagogia” foram oferecidas 22 vagas. O concurso foi prorrogado por mais dois anos e dos vinte convocados, apenas 14 tomaram posse, restando ainda oito vagas.

A professora com as iniciais A.L.S. foi uma das que se submeteu a intenso e exaustivo estudo, e obteve o vigésimo quarto lugar, classificada dentro dos requisitos legais do edital. Ao ter conhecimento de que o município estava contratando professores temporários para o cargo ao qual ela foi aprovada, A.L.S. procurou auxílio na Defensoria Pública, com intenção de que fosse legitimado o seu direito líquido e certo à nomeação.

A defensora pública Adriana da Silva Rodrigues impetrou um Mandado de Segurança contra a Prefeitura Municipal e esclareceu que ao contratar temporariamente professores para lecionar em vagas destinadas aos aprovados no concurso público, a prefeitura praticou ato ilegal, visto que “o candidato aprovado em concurso público tem garantido o direito líquido e certo à nomeação”.

Com fundamento no artigo art. 1º da Lei n.º 12.016/2009, o juiz de Direito Francisco Rogério de Barros concedeu a liminar pleiteada determinando que A.L.S. “seja nomeada para o cargo de professora da rede municipal de ensino, obedecida a ordem de classificação do certame e o número de cargos vagos”.

Ainda deverão ser chamados outros candidatos aprovados, inclusive dois que estão melhor classificados, para que também sejam beneficiados pela decisão do magistrado.

Com informações da assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet