Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

CHUTE NO TRASEIRO

Aldo diz que episódio com Jérôme Valcke está superado

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que o episódio com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, está superado. Em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal para tratar dos jogos de 2014, Rebelo pediu que as autoridades brasileiras “não alimentem” o conflito. “A Fifa já pediu desculpas. Temos que superar esse episódio e seguir em frente, de modo a cumprirmos o nosso cronograma”, defendeu Aldo Rebelo.


Valcke reclamou dos atrasos no cronograma de organização da Copa de 2014. O cartola chegou a dizer que os responsáveis, neste caso os parlamentares e o governo brasileiro, deveriam “levar um chute no traseiro”. Em reunião no dia 3 de abril, a Comissão de Educação rejeitou a presença de Valcke em substituição ao presidente da entidade, Joseph Blatter, em audiência para debater a Lei Geral da Copa de 2014 (PLC 10/2012).

A Comissão desmarcou reunião que aconteceria na próxima quarta-feira (11) com o secretário-geral da Fifa e o ministro do Esporte. Os senadores decidiram ouvir apenas o ministro nesta terça-feira e ficaram de marcar um outro debate na expectativa de que venha o presidente da Fifa. Os parlamentares da Comissão decidiram enviar comunicado à Fifa reiterando a necessidade de que a entidade máxima do futebol seja representada por seu presidente, e não pelo secretário-geral.

Na ocasião da polêmica declaração de Valcke, Aldo Rebelo pediu formalmente à Fifa que trocasse o interlocutor, mas não foi atendido. Valcke disse, depois, que sua expressão foi mal traduzida e que o significado real era de que o trabalho precisava ser acelerado. Relatora do projeto de Lei Geral da Copa na CE, a senadora Ana Amélia (PP-RS) insistiu no dia 3 que era necessária a vinda de Blatter.

Aprovado pela Câmara no último dia 28, o projeto da Lei Geral da Copa será examinado simultaneamente pela CE, CCJ e CAE. A matéria disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários para a entidade e seus associados durante os eventos esportivos. (Com informações da Agência Senado)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet