Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Onze morrem durante tumulto em festival no Marrocos

Um tumulto durante a saída de um concerto na capital Rabat provocou a morte de 11 pessoas, entre elas dois menores de idade, enquanto outras dezenas de pessoas ficaram feridas. O diretor do hospital local, Yasser Sefiane, declarou que a maioria das mortes ocorreu por asfixia e politraumatismo: as vítimas foram cinco mulheres adultas, quatro homens e dois adolescentes.


Uma multidão calculada em 70 mil pessoas lotou o estádio Hay Nahda para assistir ao show da popular cantora marroquina Abdelaziz Stati, por ocasião do tradicional festival Mawazine, onde a cantora brasileira Daniela Mercury já se apresentou no ano passado.

"Somente havia uma porta aberta, a principal, e quando acabou o concerto toda as pessoas se dirigiram para ela. Uma espécie de vala se abriu e os espectadores começaram a cair um sobre os outros", afirmou a testemunha Yusef Hamdun, 24, à agência Efe, ao sair do hospital com ferimentos na perna direita.

Pelo menos dez espectadores ainda estão hospitalizados sendo que três devem ser operados ainda hoje.

O Ministério do Interior informou que vai ser aberta uma investigação para determinar as circunstâncias do acidente, que deixou de luto a oitava edição do festival, que já atraiu artistas como Kylie Minogue, Ennio Morricone e Alicia Keys.

O festival é um dos cada vez mais numerosos espetáculos que governos de países africanos têm criado para promover uma imagem de tolerância e modernidade das nações muçulmanas do norte do continente.

Mawazine é patrocinado pelo rei Mohammed, com o objetivo de dinamizar a vida cultural de Rabat e barrar a influência crescente de seus opositores islâmicos, que denunciam esses festivais como eventos que encorajam comportamentos imorais. Eles argumentam que o dinheiro seria melhor gasto na criação de empregos.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet