Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

Ufa!!!

Silval exonera adjunto e pregoeiro do superfaturamento

O governador Silval Barbosa (PMDB) exonerou o secretário adjunto da Secretaria de Estado e Adminstração (SAD), Paulo Roberto Francisco da Silva, e o superintendente de aquisições da mesma pasta, Edson Monfort, ambos citados no inquérito que investiga o superfaturamento em R$ 44 milhões dos maquinários licitados para o programa ‘Mato Grosso 100% Equipado’. O ato, de número 3.114, foi publicado no Diário Oficial de 8 de junho.


Monfort, em decorrência do cargo, foi o responsável pelo leilão da licitação superfaturada, estando sempre a frente das negociações. Ele, além de estar envolvido no escândalo dos maquinários, também é acusado de desviar verbas públicas no caso Braserv,

A crise dos maquinários já resultou no pedido de exoneração do então secretário de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, que em meio a lágrimas jurou inocência e prometeu prová-la. Outro secretário que caiu em função da crise foi Geraldo de Vitto Jr, que comandava a pasta de Administração. Resistente, ele tentou manter-se no cargo mesmo após forte pressão da mídia e da sociedade organizada, causando desgaste à imagem do governador Silval Barbosa.

O atual secretário Chefe da Casa Civil, Eder Moraes, que comandava a pasta da Fazenda durante a aquisição das máquinas superfaturadas também foi alvo de protestos pedindo pela exoneração. Tendo sido sempre um dos maiores defensores de Silval, rebatendo toda e qualquer crítica ao peemedebista, Eder agora prefere a discrição, manifestando-se em poucas ocasiões.

O Ministério Público Estadual (MPE) determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço de R$ 44 milhões.

Este pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD). Além dos dois envolvidos no escândalo dos maquinários, o assistente técnico Nelson Corrêa Viana também foi exonerado.


Atualizada às 22h15
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet