Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Estado dá continuidade ao processo de renovação nas Comissões de Saúde do Trabalhador

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) prossegue com o processo de renovação das diretorias das Comissões Locais de Saúde do Trabalhador (CLST) em suas unidades desconcentradas. Essa renovação é realizada por meio de eleição dentre os trabalhadores da Saúde, sendo escolhida uma comissão para cada unidade desconcentrada.


Segundo a superintendente de Gestão de Pessoas (SGP) da SES/MT, Cristiane Cruz dos Santos Mello, “a Comissão Local de Saúde do Trabalhador é um dos principais instrumentos que busca como resultado a segurança no trabalho e a saúde do trabalhador, atuando em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e com o Conselho de Estado de Saúde (CES). O objetivo é tornar permanentemente compatível o trabalho com a prevenção de doenças e a promoção da saúde do trabalhador, assegurando sua participação nas decisões que envolvam a garantia de boas condições individuais e coletivas de trabalho na área da saúde”.

Na terça-feira (07.10) foi escolhida uma nova diretoria da CLST do MT- Laboratório. Agora será realizada eleição de novos diretores nas seguintes unidades desconcentradas: Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais/Ceope (13.10), Centro Estadual de Média e Alta Complexidade/Cermac (22.10) e Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa/Cridac (27.10). No dia 26 de outubro a diretoria da CLST será renovada no Nível Central da SES e nos dias 04 e 05 de novembro, o processo de renovação da diretoria acontece na Comissão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu-192).

Logo após a renovação dos cargos da diretoria nas Unidades Desconcentradas, e no Nível Central da SES/MT, os novos diretores participam de um curso de Formação dos Membros da Comissão Local de Saúde do Trabalhador, acordado com a linha pedagógica da Escola de Saúde Pública da SES/MT. Com o curso os novos diretores desenvolvem um olhar apurado para a avaliação de riscos a saúde dos trabalhadores e obtêm conhecimento para a elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) com proposta de ações que nortearão o seu trabalho.

O curso tem carga de 24 horas, dividido em três períodos de oito horas, e segue o seguinte cronograma: de 18 a 22 de outubro são qualificados os diretores da Comissão Local de Saúde do Trabalhador do MT Hemocentro, do MT Laboratório e do Ceope. De 08 a 12 de novembro é a vez dos diretores da CLST do Cermac), do Cridac, do Nível Central da SES/MT, e do Samu 192.

“No SUS a Saúde do Trabalhador compreende um conjunto de atividades que visam a promoção da saúde, a prevenção de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho e a assistência integral à saúde dos trabalhadores que sofreram acidentes ou adquiriram doenças provocados pelo trabalho. As Comissões Locais de Saúde do Trabalhador são poderosos instrumentos no cumprimento desta atribuição”, finalizou Cristiane.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet