Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Presidente do TJMT fará outorga de sete medalhas do mérito judiciário

Na próxima terça-feira (17/2), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, presidirá a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Judiciário Desembargador José de Mesquita a sete personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça mato-grossense ou à cultura jurídica. A solenidade será feita às 10 horas, no Plenário 1 do TJMT.


Serão agraciados com a honraria o governador Blairo Borges Maggi, cuja propositura foi feita pela Comissão Especial de Honraria e Mérito Judiciário; o senador Jayme Veríssimo de Campos, homenageado pelo desembargador Benedito Pereira do Nascimento; e o ex-governador José Rogério Salles, cuja propositura foi feita pelo desembargador Antônio Bitar Filho.

Também serão homenageados o desembargador Antônio Rulli Júnior, do Tribunal de Justiça de São Paulo, escolhido pela comissão; o procurador de justiça aposentado Antônio Hans, indicado pelo desembargador Leônidas Duarte Monteiro; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Valter Albano e o servidor do Poder Judiciário Sílvio Adão da Silva, cujas proposituras foram feitas pelo desembargador Orlando de Almeida Perri.

A medalha do mérito judiciário foi instituída em 27 de setembro de 1984. Feita de metal dourado, esmaltada de branco, a medalha traz ao centro a estrela Sírius, que simboliza Mato Grosso, e uma efígie com o nome de José Barnabé de Mesquita, que foi presidente do TJMT por 11 anos seguidos, de 1929 a 1940.

Entre as personalidades que já foram agraciadas com a honraria estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; e as juízas americanas Arline Pacht, Leslie Alden e Joan Winship, fundadora, presidente e diretora-executiva da International Association of Women Judges (IAWJ), respectivamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet