Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Abertura da Semana Nacional será no dia 29

Com objetivo de promover a transformação da cultura da litigiosidade através do diálogo entre as partes envolvidas em um conflito, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizará na próxima segunda-feira (29 de novembro) solenidade de lançamento da Semana Nacional da Conciliação. A cerimônia terá início às 14 horas no Fórum Desembargador José Vidal, da Comarca de Cuiabá. Prestigiarão a abertura do evento o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Silvério Gomes; a presidente da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva; e a juíza diretora do Foro da Comarca de Cuiabá, Maria Aparecida Ferreira Fago.


Realizada em todo o País desde 2006, a edição deste ano ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro e tem como slogan a seguinte frase: Conciliando a gente se entende. Além de propiciar às partes a pacificação do conflito, a Semana Nacional da Conciliação permite a realização de milhares de audiências em todo o território nacional, possibilitando a concretização de um número expressivo de acordos e a redução do volume de processos em trâmite em todo o Poder Judiciário.

Em Mato Grosso, além da juíza coordenadora, integram a comissão responsável pela organização da Semana Nacional da Conciliação outros seis juízes que atuam em Cuiabá. São eles: Dirceu dos Santos, do Sétimo Juizado Especial Cível; Gilperes Fernandes da Silva, da Quarta Vara Especializada em Família e Sucessões; Adair Julieta da Silva, da Terceira Vara Especializada em Direito Bancário; Ana Cristina da Silva Mendes, da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Pedro Sakamoto, da Vara Especializada em Direito Agrário; e Mario Roberto Kono de Oliveira, do Juizado Especial Criminal Unificado.

Última edição - Em 2009, 122,9 mil acordos foram firmados e resultaram em homologações no valor total de R$ 1 bilhão. No ano passado em todo o País foram agendadas 333 mil audiências pelos 56 tribunais das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho. Dessas, 260 mil foram realizadas (78,1%) e 123 mil resultaram em algum tipo de acordo (47,2%).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet