Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Processo eletrônico do CNJ ganha certificação digital

O Sistema de Processo Eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (E-CNJ) ganhou uma novidade: a certificação digital no trâmite processual, seguindo os padrões da ICP-Brasil. “O processo eletrônico é algo sem volta, sem retorno”, diz Marivaldo Dantas, juiz auxiliar da presidência da entidade.


Até então, o acesso aos processos pelos advogados se dava por meio de login e senha. Com a nova tecnologia, eles não precisam comparecer a um tribunal para confirmar o cadastro feito online. O trabalho dos conselheiros do CNJ, por sua vez, continua na mesma: os processos podem ser despachados de qualquer lugar.

Em quatro anos de existência do E-CNJ, foram autuados 25,3 mil processos. No entanto, somente somente 3.484 deles estão em tramitação. O sistema registra uma média de 12 mil acessos diários e 7.295 usuários cadastrados.

A implantação do sistema também refletiu na economia de papel. Giscard Stephanou Silva, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ, revela que o processo eletrônico com maior volume de informações, caso impresso, resultaria em 115 volumes de 200 páginas cada. Com informações da Assessoria de Comunicação do CNJ.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet