Olhar Direto

Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Juiz diretor objetiva excelência no atendimento

Garantir a celeridade no trâmite processual e promover a excelência no atendimento a advogados e jurisdicionados no Fórum Desembargador José Vidal são as principais metas estabelecidas pelo juiz Adílson Polegato de Freitas, que assumiu a diretoria do Foro da Comarca de Cuiabá em 1º de março. As metas estão em sintonia com o planejamento estratégico definido pela nova diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, formada pelos desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho (presidente), Juvenal Pereira da Silva (vice-presidente) e Márcio Vidal (corregedor-geral da Justiça).


Para alcançar os objetivos e superar o principal gargalo que o Poder Judiciário Estadual enfrenta atualmente, que é a falta de servidores, o magistrado estabeleceu algumas prioridades. A primeira delas será otimizar o trabalho dos servidores, deslocando parte deles da área administrativa do Fórum para as varas, para atuarem na atividade fim do Poder Judiciário. Outra medida será promover a capacitação sistemática desses servidores, preparando-os no sentido de garantir a qualidade da prestação jurisdicional, tão ansiada pela sociedade mato-grossense.

Como suporte, o magistrado conta com o projeto de ampliação do programa Gerenciamento de Rotinas – Gestão de Processo de Trabalho, que consiste na implantação de métodos de gerenciamento de rotinas nas unidades judiciárias de Primeiro Grau. Esses métodos visam a celeridade no trâmite processual, desde a entrada do insumo (petição inicial, petição intermediária, devolução de mandado, entrega de perícia, entre outros) até a remessa dos autos do processo em condição de análise pelo magistrado. Conta também com o advento de novos recursos tecnológicos, que podem compensar a carência de funcionários.

O juiz Adílson Polegato de Freitas espera ainda a ampliação do quadro de servidores efetivos com a nomeação de mais candidatos aprovados no último Concurso Público para Provimento de Cargos de Primeira e Segunda Instâncias do Poder Judiciário. Realizado em 2008, o concurso teria a convocação de aprovados encerrada em outubro de 2010, mas teve a validade prorrogada por mais dois anos pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Inclusive, em 2011 já foram feitas novas nomeações. “Nós temos equipamentos e estamos bem aparelhados, o que falta é o elemento humano”, ressaltou o magistrado.

Desafio – Ainda na primeira quinzena no cargo de juiz diretor, prejudicada pelos feriados do Carnaval, o magistrado conta que superou o primeiro desafio da função, que foi o de retomar para o Poder Judiciário Estadual o controle do cartório distribuidor, que até então era terceirizado. O magistrado destacou o apoio que recebeu do presidente e do corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça para tornar o serviço mais eficiente, em virtude da grande demanda diária do cartório distribuidor.

Também nessa primeira quinzena o diretor do foro realizou reuniões com os gestores da área criminal, a fim de colher sugestões e reivindicações para melhorar a qualidade do serviço prestado. O mesmo deverá ocorrer com os gestores da área cível. Magistrado desde dezembro de 1985, o juiz Adílson Polegato de Freitas jurisdiciona na Comarca de Cuiabá desde 1993. Nos últimos anos atuou no Fórum da Capital, como titular da Décima Terceira Vara Criminal e, nos últimos dois anos, na Segunda Vara Criminal, de Execuções Penais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet