Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Guarantã e Alta Floresta combatem as queimadas

A nona audiência pública do programa Mato Grosso Contra as Queimadas será realizada hoje (8 de junho) em Guarantã do Norte (715km a norte de Cuiabá). A reunião vai ocorrer no Auditório da Câmara Municipal, às 19h, e será presidida pela juíza Leilamar Aparecida Rodrigues. As próximas cidades a realizar audiência pública serão São Félix do Araguaia (14 de junho), Canarana (16 de junho) e Cáceres (21 de junho).


O programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas é uma parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo, a Promotoria Pública, a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Corpo de Bombeiros, e teve início em 4 de maio com a primeira audiência pública em Cuiabá.

Alta Floresta - Seguindo o calendário das audiências, a Comarca de Alta Floresta (803km a norte) recebeu na noite de ontem (7 de junho) cerca de 300 pessoas na oitava audiência pública. Realizado no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento foi dirigido pelo juiz diretor da comarca, Cleber Luis Zeferino de Paula, e discutiu os danos causados pelas queimadas no município e localidades próximas.

Durante o evento, foi apresentado um vídeo institucional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, seguido por um debate acerca do assunto. “Como a cidade nos últimos anos vem apresentando números insignificantes quanto aos focos de calor e também quanto às queimadas, o problema maior encontrado aqui é a fumaça trazida de outras localidades. No ano passado nós ficamos 30 dias respirando com dificuldade”, destacou o magistrado.

Ainda segundo o juiz, o baixo número de focos é resultado da conscientização de boa parte da sociedade local quanto à necessidade de se evitar as queimadas urbanas e rurais. No município, há anos são realizados trabalhos contínuos sobre os danos que as queimadas causam ao meio ambiente, à fauna local e também à saúde dos moradores.

Participaram do evento o representante do Ministério Público no município, promotor de Justiça Marcelo Vachiano, a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, o prefeito de Carlinda, Orodovaldo Miranda, e também técnicos da Secretaria Estadual de Educação, do Tribunal de Contas do Estado, do Corpo de Bombeiros e também da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet