Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Nova gestão

Nova presidência assume TRE e fala sobre “capangagem” durante posse

Foto: Thalita Araújo/OD

Nova presidência assume TRE e fala sobre “capangagem” durante posse
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, TRE-MT, teve a sua nova presidência empossada na noite desta quinta-feira, 23. Os desembargadores Evandro Stábile e Rui Ramos são, respectivamente, os novos presidente e vice-presidente, substituindo os desembargadores Leônidas Monteiro e Manoel Ornellas. Os habituais discursos de agradecimentos, dessa vez, tiveram espaço para o tema “capangagem”.


Rui Ramos, durante sua fala, fez, indiretamente, uma alusão ao fato de o ministro Joaquim Barbosa, durante discussão ontem, ter dito ao ministro Gilmar Mendes que ele não estava falando com seus “capagandas” de Mato Grosso, fato esse que gerou repercussão nacional hoje.

“Este Estado, a minha casa, não pode ser vilipendiado. Nada aqui se expande através da capangagem, que em nosso seio não é encontrada, tampouco tolerada, mas através do trabalho sério, diurno, através da mudança fundamental que nos diferencia sim daqueles que pensam que podem continuar seus trabalhos da forma costumeira, e ainda falar pelos quatro cantos que a capital mato-grossense é Campo Grande. Sabem bem sobre o que falo”, disse Rui.

O novo presidente, Evandro Stábile, ao contrário dos costumeiros discursos longos e detalhistas neste tipo de ocasião, foi bastante prático e objetivo. Fez seus agradecimentos pessoais e falou sobre as tarefas que vê pela frente. “Pesa a responsabilidade de fazer eleições claras, transparentes e legítimas. Esse é o grande desafio para as próximas eleições”, afirmou.

Outras tarefas previstas por Stábile são em relação às eleições extemporâneas, concurso público para a instituição, planejamento para a realização das eleições de 2010, a utilização da identificação biométrica nas urnas eletrônicas e a tentativa de aprovar um planejamento estratégico administrativo para os próximos cinco anos.

Representando o governo do Estado, o vice-governador Silval Barbosa esteve presente e disse que o TRE tem sido um bom parceiro. “São dois grandes desembargadores tomando posse e viemos aqui para trazer nosso abraço e de Blairo Maggi, e desejar muito sucesso”.

O deputado estadual José Riva também esteve na cerimônia de posse, representando a Assembleia Legislativa. “A AL vai fazer todas as parcerias necessárias para colaborar com o trabalho do TRE”, enfatizou o presidente da Assembleia.

Os novos membros do TRE de Mato Grosso são magistrados de carreira da Justiça Estadual e já desempenharam diversos papéis na Justiça Eleitoral Matogrossense. Evandro Stábile, eleito presidente do TRE na sessão plenária do dia 14 de abril, ocupou a vaga de juiz eleitoral em diversas cidades do Estado, entre elas Jaciara (de 1987 a 1990) e Cuiabá (de 2001 a 2003).

O vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, também possui larga experiência na justiça eleitoral, tendo atuado como juiz eleitoral nos municípios de Rosário Oeste (de 1986 a 1990) e Cuiabá (de 1999 a 2001).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet