Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Universo Jurídico

é legal

Eventos movimentam comarcas de Mato Grosso em prol da adoção

A sociedade de Brasnorte foi envolvida de forma intensa para debater e conhecer mais profundamente o que significa a adoção, por intermédio de uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (25). Além do juiz da Infância e Juventude da comarca, Francisco Ney Gaíva, estiveram presentes o prefeito da cidade, o vice-prefeito, vereadores, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, das Secretarias de Assistência e Promoção Social, da subseção da OAB/MT, entre outros.

A sociedade de Brasnorte (distante 579 km de Cuiabá) foi envolvida de forma intensa para debater e conhecer mais profundamente o que significa a adoção, por intermédio de uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (25). Além do juiz da Infância e Juventude da comarca, Francisco Ney Gaíva, estiveram presentes o prefeito da cidade, o vice-prefeito, vereadores, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, das Secretarias de Assistência e Promoção Social, da subseção da OAB/MT, psicólogos, assistentes sociais e representantes de entidades beneficentes.


O evento ocorreu no Plenário da Promotoria de Justiça de Brasnorte, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção. Foram veiculados vídeos institucionais da campanha Mude um Destino, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Conselho Nacional de Justiça e foram distribuídas cartilhas da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), ligada à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.

Duas palestras foram ministradas para encerrar o evento: O Cadastro Nacional de Adoção, explanada pelo juiz Francisco Ney Gaíva e Aspectos Gerais da Adoção, pela promotora de Justiça Fabiola Fuzinatto Valandro. Servidores da comarca já puderam perceber os primeiros resultados da campanha. Apenas nesta terça-feira (26/5), ou seja, um dia depois da realização da audiência pública, quatro pessoas procuraram o Fórum de Brasnorte interessadas em se cadastrar para adotar uma criança.

Outras Comarcas – Nos Fóruns de Sorriso (a 418 km da capital), de Chapada dos Guimarães (a 70 km de Cuiabá) e Alto Araguaia (a 410 km da capital) também foram realizadas diversas atividades alusivas ao Dia Nacional da Adoção. Cartazes, panfletos e cartilhas informativas foram distribuídos. A campanha também foi abordada por magistrados por meio de entrevistas a emissoras de rádio, televisão e jornais para dar o máximo de divulgação ao tema. Para o juiz diretor do Fórum de Sorriso, Wanderlei José dos Reis, o número de processo de adoção na comarca é ainda muito pequeno, 32, porém, ele acredita que deve aumentar com a amplitude da divulgação.

Em Alto Araguaia, o juiz Carlos Augusto Ferrari explicou ao vivo em entrevista a uma emissora de TV local, quais os procedimentos corretos para adoção, elucidando que seu trâmite não é moroso como muitos pensam. Ressaltou que os pretendentes devem seguir todos os procedimentos previstos na lei, a fim de resguardar o direito da criança e o adolescente e seu crescimento da forma mais sadia. O magistrado salientou que o Cadastro Nacional de Adoção ajuda muito na melhor decisão e rapidez do processo. Já em Chapada dos Guimarães, os trabalhos de divulgação ganharam força com os servidores e prestadores de serviço que atuam no Fórum e juizados especiais. Eles trabalharam uniformizados com a camiseta da campanha de adoção. Um banner do motivo foi afixado em lugar visível e as dúvidas também foram sanadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet