Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Sucessão na OAB

Taques confirma sua pré-candidatura para presidir Ordem em Mato Grosso

Paulo Taques, reunido com um grupo de advogados na noite desta quinta-feira, 4, apresentou sua pré-candidatura a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, OAB-MT. Aplaudido, Taques discursou sobre o empenho que todos precisam ter em resgatar o respeito à classe, além da importância da participação ativa de todos no processo de sucessão da Ordem.


Nos mais de 200 advogados que prestigiaram o evento foi notada a presença de muitos que iniciaram recentemente na profissão. Segundo Taques, é imprescindível que os novos participem, pois "eles sabem exatamente os anseios dos que iniciam na profissão".

“O objetivo desta primeira reunião é fazer com que os advogados, todos, participem do processo sucessório”, disse Taques ao Olhar Direto. Sobre a candidatura ao cargo de presidente da Ordem no Estado, ele afirma apenas que é um desejo que vem sendo demonstrado pelo grupo, e que a reunião serviu para consolidar esse desejo, apresentando uma pré-candidatura com seu nome à frente.

Em seu discurso aos presentes, Paulo Taques frisou a situação atual dos advogados. “Estamos sendo desrespeitados quase que diariamente. A OAB está apequenada, ajoelhada. A Ordem está mais preocupada com problemas internos, com o que sai na imprensa e com outras coisas, ao invés de se preocupar com os advogados”, desabafou.

O advogado insistiu para que os presentes voltassem para suas casas com uma leitura reflexiva sobre essas questões e que pensassem criticamente em novas propostas. “As propostas têm que partir da classe. Temos que ter pensamento, ação e reflexão”.

Um dos participantes da reunião, o advogado Armando Candia, diz que hoje a OAB sofre uma crise de identidade. “O advogado neste país nunca esteve tão desacreditado. Há uma crise institucional na OAB e a classe tem que resgatar o respeito”, diz. Ele afirma que há quatro mandatos da Ordem em Mato Grosso o que acontece é apenas uma “troca de peças”. “Isso não é democracia”, afirma, ressaltando que ela, a democracia, deveria ser inabalável quando se fala em uma Ordem de Advogados.

O advogado Louis Naaman Khouri Filho também pontua que a atual gestão já está a oito anos no poder. “Com poucas mudanças”, diz. Ele afirma que o propósito do grupo, reunindo-se, é de tentar mudar essa situação. “Eu apóio o Paulo Taques porque ele é um excelente profissional. É militante. E ele também pensa muito nos jovens advogados. Tem senso de humanidade. Dessa vez, é ele”, ressalta Louis.

Flávio Sampaio, também advogado, diz que exerce a profissão há nove anos e conhece bem as dificuldades da classe. Ele acredita que Taques reúne pessoas que querem trabalhar para ver a advocacia renovada. “Com mudanças, podemos devolver o respeito que o advogado merece”, afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet