Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Nova desembargadora quer implantar conciliação em Segundo Grau

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino da Silva, empossada na última sexta-feira (dia 06/02), já tem um objetivo definido: atuar pela difusão da cultura da conciliação também em Segundo Grau, além dos processos referentes aos precatórios requisitórios, como já ocorre. “Ainda não é um projeto. É preciso antes conquistar terreno, conseguir adeptos, preparar a ambientação da idéia para depois concretizar e transformar em projeto”, avaliou a magistrada, lembrando que em outros Estados existem tribunais que trabalham com a conciliação no âmbito do Segundo Grau, com expressivo sucesso.


Com larga experiência no assunto, acumulada desde quando jurisdicionava ainda como juíza substituta de Segundo Grau, a desembargadora Clarice Claudino coordenou a Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, atuando na organização e divulgação dos mutirões e projetos na Comarca de Cuiabá e na maioria das demais comarcas e juizados especiais do Estado. Apenas em 2008, foram realizados nada menos que três mutirões em diferentes datas, incluindo a realização de audiências, cujas expectativas foram superadas com um grande número de acordos promovidos.

Como magistrada atuante, a desembargadora revelou que se sente na obrigação de continuar se esmerando na sua função de julgadora. “Pretendo ajudar a construir um Tribunal de Justiça que prime pela democracia e pelo bem comum a todos”, consignou a desembargadora Clarice Claudino da Silva, que atuará como membro da Segunda Câmara Criminal.

Questionada sobre a data da posse, ocorrida próximo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a desembargadora confirmou tratar-se de uma deliberação “para homenagear as mulheres. É uma vitória da magistratura, em especial. Pretendo continuar com o olhar voltado para as questões de gênero”.

A desembargadora Clarice Claudino da Silva é membro efetivo da Academia Mato-grossense de Magistradas (Ama) e da Internacional Association of Women Judges (IAWJ), que reúner magistradas de vários países.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet