Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política BR

PMDB nacional pode intervir em aliança de SC com DEM

Após manobra do ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que conseguiu articular uma aliança dos peemedebistas com o DEM no Estado, o presidente do PMDB, Michel Temer, oficializado como candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), ameaça convocar a Executiva da legenda para enquadrar o partido em território catarinense. De acordo com o líder da agremiação na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o PMDB "não pode se sujeitar a esse tipo de jogada".


A eventual intervenção da cúpula peemedebista ocorreria por conta da desistência do pré-candidato Eduardo Moreira de disputar o governo local. Moreira participou de prévias com o ex-prefeito de Florianópolis, Dario Berger, que, derrotado, se sujeitou à decisão dos militantes. "Foi uma farsa montada, um jogo de faz de conta. Se tirou o direito de o prefeito disputar (o governo estadual), o prefeito atacou e agora eles vêm com uma brincadeira dessas?", atacou o líder do partido na Câmara.

Michel Temer, que está em viagem a Portugal, deve se reunir com os caciques do partido, segundo relato de Alves ao Terra, provavelmente na semana que vem, para analisar a gravidade da posição do partido em Santa Catarina.

O PMDB, que reclama de ter tido a decisão de uma prévia violada por acordos costurados à margem das negociações, foi beneficiado por situação semelhante, por exemplo, no Maranhão, quando o PT decidira apoiar Flávio Dino (PCdoB) ao Palácio dos Leões mas depois voltou atrás e bancou o projeto de reeleição da governadora peemedebista Roseana Sarney.

Em 2006, o PMDB e o, então, PFL (atual DEM) fizeram coligação em Santa Catarina e elegeram 17 deputados, 11 dos quais peemedebistas.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet