Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Diplomação de Dilma terá recepção no Itamaraty

A diplomação da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) e de seu vice-presidente, Michel Temer (PMDB), terá uma recepção no Palácio do Itamaraty, na próxima sexta-feira (17). A festa não estava prevista, mas irá ocorrer devido ao espaço limitado do plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde será a cerimônia.


De acordo com o Itamaraty, a cerimônia está confirmada e o Ministério das Relações Exteriores será o responsável pela contratação do buffet e pela organização do evento. Já os critérios da cerimônia, número de convidados e programação, serão definidos pela equipe de transição.

A diplomação da presidente eleita e de seu vice será acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do TSE e dos demais tribunais superiores, além dos governadores eleitos dos Estados. Dilma e Temer terão direito a 13 convidados cada um.

O plenário do TSE tem apenas 78 cadeiras, e, por isso, o cerimonial do tribunal acrescentará 36 cadeiras no local, além de montar uma estrutura com telões no auditório e na área externa para cerca de 150 pessoas, incluindo jornalistas.



Confira também
Dilma adia anúncio de ministros

Dilma será diplomada em 17 de dezembro
A data escolhida para a diplomação de Dilma e Temer é o último dia do prazo previsto no calendário eleitoral. Governadores e parlamentares são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais, que podem escolher qualquer data até o prazo limite para diplomar governadores, senadores e deputados.

Na cerimônia, o candidato eleito recebe um documento da Justiça Eleitoral comprovando que ele participou do pleito e que foi eleito. Entretanto, a cerimônia ainda não torna o político ocupante do cargo eletivo, o que só acontece após a cerimônia de posse. A presidenta e o vice-presidente eleitos e também os governadores tomam posse no dia 1º de janeiro. Os parlamentares assumem em fevereiro.

Posse
A posse da presidente eleita Dilma Rousseff e do vice Michel Temer está marcada para o dia 1º de janeiro. A cerimônia terá início às 14 horas, quando Dilma sairá da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional a bordo do Rolls Royce presidencial. No Congresso, a presidente e o vice serão empossados, na presença de deputados e senadores.

Após a posse no Congresso, Dilma será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na rampa do Palácio do Planalto. Lula passará então a faixa para a presidente eleita, que fará um discurso no parlatório.

Dilma segue então ao Palácio do Itamaraty, onde oferece um coquetel para autoridades e missões estrangeiras enviadas especialmente para a posse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet