Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Lula sugere compra de panetones e arranca risos em reunião do Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez piada nesta quarta-feira da crise enfrentada pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), suspeito de participar de esquema de pagamento de propina a aliados na Câmara Legislativa do DF.


Ao final da reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), no Itamaraty, o presidente sugeriu aos presentes na reunião que comprassem quantos panetones quiserem neste Natal.

"Eu quero que vocês passem o Natal, comprem todos os panetones que quiserem comprar, passem o Natal o mais tranquilos possível com as suas famílias. Os ministros vão descansar um pouco. Mas no ano que vem se preparem, porque no ano que vem nós, em vez de comemorar, em vez de ficar comemorando, nós vamos ter que trabalhar um pouco mais para que os trabalhadores melhorem", disse Lula, que arrancou risos da plateia.

O presidente se referiu, indiretamente, à justificativa de Arruda para a gravação em que aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa --que colaborou com a PF e é apontado como o operador do esquema de corrupção no DF. Segundo o governador, o dinheiro foi arrecadado por empresários e políticos para a compra de panetones e brinquedos para ser distribuído a crianças carentes no Natal.

Em entrevista à Folha publicada na semana passada, Arruda reforçou a tese de que os recursos foram aplicados em ações sociais.

"Para mim, pessoalmente, ele deu o que aparece naquele vídeo que apareceu, que deve ser de dezembro de 2004 ou dezembro de 2005. Foi para as minhas campanhas sociais de final de ano que eu faço há dez anos. Virou piada, porque é panetone, mas no fundo é verdade mesmo. Eu entrego panetone nas creches, nos asilos, tudo isso. Essa [doação em dinheiro de Durval] foi a única que eu recebi pessoalmente. Mas na campanha ele foi para o comitê. Ajudou muito", disse.

No mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora, que investiga o suposto esquema de corrupção no DF, o governo do Distrito Federal lançou um edital para a compra de 120 mil panetones.

Em 2006 e 2008 o governo do DF já havia feito as mesmas licitações, mas a coincidência de datas da operação e da licitação neste ano chama atenção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet