Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Desistência de Aécio não antecipa decisão de Serra sobre candidatura, diz PSDB-SP


O presidente do Diretório Estadual do PSDB de São Paulo, deputado Mendes Thame, disse nesta quinta-feira que a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de desistir de sua pré-candidatura à Presidência da República não antecipa a confirmação do nome do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para a disputa.

Na avaliação de Thame, caberá à Executiva Nacional do PSDB anunciar, no momento certo, o nome do candidato do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010. O tucano disse acreditar que a decisão sobre o candidato ficará mesmo para o primeiro trimestre de 2010.

"O fato da desistência do Aécio não significa que obrigatoriamente precisa antecipar a candidatura do Serra. O momento do anúncio da candidatura é uma decisão da Executiva Nacional, avaliando uma série de aspectos as conveniências do partido. Com certeza vai ficar para 2010 esse anúncio da candidatura", afirmou Thame.

Thame disse que a decisão do Aécio mostra um senso de responsabilidade do governador mineiro com seu Estado e com o país. "Neste período, ele [Aécio] quer costurar as linhas gerais [da candidatura] de seu sucessor. Ele também demonstrou responsabilidade com o Brasil porque não descartou a possibilidade de contribuir com o partido", disse.

Aécio anunciou hoje a retirada de sua pré-candidatura à Presidência, conforme antecipou o colunista Fernando de Barros e Silva, da Folha. Antes de desistir da disputa, Aécio conversou várias vezes com Serra. Uma das conversas aconteceu ontem. Eles conversaram inclusive hoje, horas antes do anúncio da decisão. Foi, porém, uma decisão de Aécio.

O governador mineiro, que deve se lançar ao Senado no ano que vem, coloca como uma de suas prioridades eleger seu sucessor em Minas. O candidato deve ser o atual vice-governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB).

Há uma imensa pressão na cúpula do PSDB para que Aécio venha ser o vice na chapa de Serra em 2010, mas o governador de Minas descarta, por enquanto, essa hipótese.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet