Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Em acampamento, JPS/MT discute políticas para juventude

Com uma aposta na diversidade de visões, na troca de experiência e no enriquecimento do debate, que a JPS (Juventude Popular Socialista) de Mato Grosso realiza de 4 a 6 de junho o seu 5º Acampamento, onde espera reunir em Cuiabá mais de 50 jovens de diversas regiões do Estado.


O encontro, que será realizado na Chácara Nossa Senhora Aparecida, terá como foco a discussão de Políticas Públicas para a juventude. "Quem quer apresentar um projeto coerente de Mato Grosso e de Brasil, para os próximos anos, deverá ter propostas reais de políticas voltadas para a juventude. E o acampamento será um espaço para fazermos esse debate amplo com jovens de diversas realidades e vivências políticas, sobre idéias para a educação, cultura, esporte e trabalho”, pondera Itamar Montalvão, um dos coordenadores da JPS/MT.

Além disso, segundo outro coordenador da Juventude, Marcel Carlai, a intenção da reunião é mobilizar jovens e a militância para participar ativamente da política, visto que este é um ano de eleições. “O encontro é uma grande oportunidade para os jovens discutirem os seus problemas e necessidades. A partir daí, da nossa ótica, apontar as soluções, que estarão incluídas num documento denominado Agenda 23 JPS/MT”, assinala, acrescentando que o documento será apresentado aos pré-candidatos da sigla que, posteriormente, na campanha eleitoral, os levarão para serem discutidos com a sociedade.

O também coordenador da JPS, Luciano Régis, destaca que a juventude, assim com a população em geral devido os escândalos de corrupção, que vieram a tona em Mato Grosso nos últimos dias, demonstra certo desencantamento com a política.

“Mas, somo nós, os jovens, que podemos mudar a cultura hoje praticada na política brasileira e de nosso Estado. Esse é o momento e a JPS-MT quer dar a sua contribuição para mobilizar a juventude e a sociedade com um todo para condução rumo a prática da boa política, transformadora e ética”.

Além de discutir a conjuntura política nacional e estadual, da Coordenação Nacional da Juventude, durante o acampamento os cerca de 50 participantes do acampamento terão palestras sobre o meio ambiente, movimentos sociais educação e o protagonismo juvenil.

A JPS é formada por jovens de 14 a 29 anos. O movimento é um instrumento que se propõe a integrar e fortalecer as iniciativas sociais e políticas dos jovens, além de debater problemas específicos e realizar ações políticas em defesa dos interesses coletivos.

Sociedades Sustentáveis - De acordo com o Coordenador Nacional de Organização, Dérick Vasconcelos, o acampamento, que contará com a contribuição de Amauri Pessoa, da Fundação Astrogildo Pereira, marcará ainda o lançamento do Núcleo de Sociedades Sustentáveis.

“Mato Grosso, que é o grande produtor de alimentos do país e tem atraído a atenção do mundo inteiro por conta da questão ambiental, por isso foi escolhido pela JPS para dar o pontapé inicial neste núcleo que terá a missão de fomentar e divulgar para sociedade esse novo modelo de desenvolvimento que visa ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto”.

Segundo ele, a idéia de criação de um núcleo de sociedade sustentável dentro do PPS começou a ser discutida “no seio” da juventude em 2008, com o intuito de apresentar para sociedade um conceito novo nos padrões de produção e consumo, bem como o de bem-estar.

“Os modelos de desenvolvimento econômico-industrial tradicionais colocam a humanidade em cheque. Trazer toda a humanidade a um padrão de vida digno, com acesso a alimentação adequada, saúde, educação e oportunidades de trabalho é uma questão ética de primeira ordem e um desafio gigantesco que estamos dispostos a enfrentá-lo de frente e dar a nossa contribuição para vencê-lo”, assinala Dérick.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet