Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Lula diz que relação com a Itália é inabalável e que respeitará decisão da Justiça sobre Battisti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o governo brasileiro vai respeitar a decisão da Justiça sobre a concessão de status de refugiado ao italiano Cesare Battisti.


Lula reconheceu o direito da Itália de recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a extradição do ex-militante de esquerda. Mas ressaltou que as pessoas devem respeitar as decisões soberanas de cada país.

"E é importante que as pessoas respeitem as decisões soberanas de cada país. E a Itália tem o direito de recorrer ao Poder Judiciário. Na hora que a Justiça tomar a decisão, seja qual for, nós não discutimos mais e respeitamos a decisão", afirmou Lula, após reunião com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, em Belém.

Ontem, o ministro brasileiro Cezar Peluso, do STF, autorizou que o governo italiano se manifeste no processo. A Itália terá cinco dias para cumprir a solicitação. Peluso também pediu ao Ministério da Justiça uma cópia da decisão que concedeu status de refugiado político a Battisti, que está preso no Brasil desde 2007.

O ex-ativista do grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios.

Ao conceder refúgio a Battisti, em 13 de janeiro, o ministro brasileiro Tarso Genro afirmou que o italiano "possui fundado temor de perseguição por suas opiniões políticas", o que é contestado pelo governo e Justiça da Itália.

Ao comentar o caso Battisti nesta sexta-feira, o presidente Lula ressaltou que a relação entre Brasil e Itália é "inabalável", e que não será um "problema" com esse que vai "abalar" esse entendimento.

"A relação Itália-Brasil é inabalável. Nós temos uma relação de mais de um século. Nós temos no Brasil aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos. Portanto, não é um problema que vai abalar uma relação quase que inquebrantável como tem Brasil-Itália. O que é importante as pessoas compreenderem é que a relação entre dois países, histórica como Itália e Brasil, não será arranhada por causa de uma decisão brasileira que alguém da Itália não gostou. Ou uma decisão da Itália que alguém do Brasil não gostou", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet