Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

saúde pública

Fiscalização contra queimadas é intensificada em Rondonópolis

O combate às queimadas tem sido intensificado em Rondonópolis, segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O período entre os meses de abril a outubro é considerado o de maior foco de incêndios, devido a seca e pela cultura da população de fazer a limpeza dos terrenos ateando fogo no matagal.


Diariamente, o trabalho de monitoramento da Semma no município é desenvolvido por oito fiscais e três viaturas. O objetivo, além de evitar novos focos de incêndio, é impedir acidentes envolvendo a população.

O secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, esclarece que quando há foco de incêndio a comunidade deve entrar em contato com a equipe da Semma pelo telefone 9994-7009 e também com os soldados do Corpo de Bombeiros pelo 193. “Evitar acidentes é um trabalho em conjunto. Os profissionais da Secretaria fiscalizam e quando necessário aplicam multa. Nos casos de fogo é função dos brigadistas, porque eles têm equipamentos e veículos adequados”, disse.

O proprietário de terreno onde for constatada a ocorrência de queimadas pode responder pela ação. De acordo com o gerente do Núcleo de Fiscalização Ambiental, Flávio Rodrigues Silveira, em caso de queimada em um imóvel onde não for encontrado o autor, a responsabilidade é do proprietário que não preservou a limpeza.
 
“A multa inicial é de R$ 260,00, além de processo. O valor pode chegar a R$ 50 milhões quando considerado ato gravíssimo e com risco à saúde pública”, alerta.
“Vamos manter nossos quintais limpos e sem o acúmulo de folhas. E quem ver algum ato criminoso avise a equipe da Semma e os Bombeiros. Evitar o fogo é contribuir com a segurança e com a saúde pública da comunidade. A fumaça traz doenças respiratórias graves principalmente para as crianças e os idosos”, lembra o secretário.

Problemas respiratórios

Qualquer pessoa saudável pode sentir os efeitos da poluição atmosférica provocada pelas queimadas que se apresentam como ardor nos olhos, nas narinas e na garganta. A poluição do ar causa inflamação dos brônquios - pequenos tubos por onde passa o ar que entra nos pulmões - que ficam mais estreitos e com isso a passagem do ar fica mais difícil, provocando a chiadeira e a falta de ar. Muitas vezes esses quadros evoluem para a pneumonia, que é uma inflamação dos pulmões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet