Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Governo Itinerante mostra a interiorização da cultura

Na última edição do Governo Itinerante que se instalou no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), nessa quinta-feira (01.07), além do atendimento ao público o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, visitou a Escola Municipal Frei Milton da Silva, onde assistiu juntamente com os alunos a peça “O Rio Chora” que faz parte da Circulação Teatral. A peça, que faz parte da agenda de Democracia Cultural do Festival da Primavera 2010, ressalta a importância do cuidado com o meio ambiente.


A Secretaria de Estado de Cultura, assim como todas as pastas teve a oportunidade de valorizar a interiorização das ações. O Governo Itinerante promoveu de forma especial essa experiência. No caso da Cultura, o secretário visitou os pontos de Cultura, atividades e manteve contato com o segmento de artistas e produtores locais. "Pudemos observar que o Estado tem sido presente no interior, tem tido resultado a política de levar a cultura, valorizar a descentralização," comentou.

FESTIVAL DE PRIMAVERA- O Festival é um projeto de cultura popular, além das mostras de artes, também oferece informação ao público e aos artistas através de oficinas e cursos, é um evento itinerante que leva espetáculos teatrais, música, poesia, artesanato, dança a regiões que não têm acesso a cultura. Uma das grandes ações desse projeto é a oficina sobre a origem das artes circenses realizada em Centro Socioeducativo, além de ser um atrativo onde os reeducandos podem assistir apresentações de malabarismo, pernas de pau, pirofagia e outros numa dinâmica divertida se qualificando nessa área.

Uma realização do Malagueta Núcleo de Cultura e da Prefeitura de Rondonópolis, o Festival da Primavera conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, no valor de R$ 70.000. Hoje 50% do orçamento da cultura é destinado a projetos culturais da Baixada Cuiabana, que compreende mais 19 municípios e demais cidades do Estado. Todo recurso é estipulado de acordo com a quantidade de habitantes de cada município, para que todos sejam atendidos de forma justa.

O secretário Oscemário informou que o Governo do Estado tem valorizado e apoiado todos os tipos de atividades culturais. ”É muito válido esse tipo de projeto, pois além de cultura oferece conhecimento e informação, nesse caso às crianças que são nosso futuro. Estamos prontos a ajudar a desenvolver esse tipo de projeto”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet