Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PREVENÇÃO

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, revela Inca

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens. O primeiro é o câncer de pele não-melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste registram as taxas mais elevadas dos tumores na próstata.

Foto: Reprodução

Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, revela Inca
O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens. O primeiro é o câncer de pele não-melanoma. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste registram as taxas mais elevadas dos tumores na próstata. De acordo com o último levantamento do Inca, as maiores incidências são registradas em Goiânia, Aracaju, Belo Horizonte e Porto Alegre.


Segundo o chefe do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Marcos Dall'Oglio, quanto mais cedo os homens fizerem exames preventivos, mais chances terão de prevenir a doença.

“O diagnóstico precoce é fundamental porque é nesse momento que nós conseguimos curar o câncer e, normalmente, nesse momento não dá nenhum sintoma e infelizmente se a pessoa já descobre um tumor na próstata e ele é muito avançado, infelizmente nessa caso, nós não conseguimos mais curar as pessoas”, revela.

Marcos Dall'Oglio ressalta que os homens não devem ter vergonha ou preconceito de procurar um urologista. O exame do toque é fundamental para o diagnóstico precoce. Segundo ele, quem tem histórico de câncer de próstata na família, deve redobrar a atenção.

"A melhor maneira de se prevenir é a pessoa tendo um cuidado. A partir dos 40 anos, fazer um acompanhamento com um urologista, e, a partir dos 40 anos, quando tem alguém na família que já teve câncer de próstata. Quando não tiver ninguém na família, essa avaliação deve continuar ou iniciar a partir dos 45 anos, já que ele não tem nenhum fator de risco."

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Urologia, um a cada seis homens, no Brasil, vai ter câncer de próstata. Atento ao problema e ao fato de que o sexo masculino é tradicionalmente menos cuidadoso com a saúde, o governo tem investido em diversas ações dentro da Política Nacional de Saúde do Homem. O objetivo é incentivar os mais de dois milhões de homens procurarem os serviços de saúde pelo menos uma vez por ano. (As informações são do Ministério da Saúde).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet