Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2019

Notícias / Turismo

Turismo nacional em alta

Jornal de Turismo

06 Jan 2009 - 10:08

O fim de 2008 surpreendeu as agências de turismo. O número de pacotes de viagens para o exterior caiu 20% e cresceu a procura dos turistas pelos roteiros nacionais. O grande responsável por essa mudança é a crise financeira mundial, que tornou destinos nacionais, como Gramado, muito procurados, afirma Gilberto Tomasini, Secretário de Turismo de Gramado.

Geane Neves, proprietária da agência Grande Rio Turismo, há 12 anos no mercado, afirma que em 2008 houve uma redução em torno de 20% na venda dos pacotes turísticos por causa das desistências nas viagens internacionais. Segundo a empresária, muitos clientes que pretendiam viajar para outros países, como Dubai, nos Emirados Árabes, Paris ou Nova Iorque, cancelaram a viagem devido à alta do dólar. “Em outubro, quando esses clientes efetuaram a compra do pacote, o dólar era vendido a R$ 1,78. Hoje, a moeda americana ultrapassa os R$ 2,30”.

Com esse cenário, aumentou a procura pelos destinos nacionais. Segundo a agente de viagens Daiana Gomes, da Brazil Turismo, a quantidade de pessoas do Vale do São Francisco interessadas em passar as festas de final de ano no Brasil cresceu 30% em 2008.

De acordo com dados das duas agências, além da ilha pernambucana, os destinos preferidos dos moradores da região nordeste são Gramado, no Rio Grande do Sul e localidades litorâneas do Nordeste, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Costa do Sauípe, na Bahia.

Sitevip Internet