Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

RESCALDO

Incêndio em fábrica interdita 18 casas em Diadema (SP); famílias recusam alojamento

A Prefeitura de Diadema (Grande São Paulo) informou que 18 casas e um galpão continuam interditadas um dia após após um incêndio destruir uma empresa que armazenava produtos químicos. Devido aos produtos químicos armazenados no local, ocorreram diversas explosões.


Segundo o secretário municipal de Defesa Social, José Francisco Alves, nenhuma das casas interditadas corre o risco de desabamento, mas não há previsão de liberação dos imóveis. A interdição, ainda segundo o secretário, se dá por questões ambientais.

"Num primeiro momento, os danos às residências não foram elevados. Mas a gente ainda sente o cheiro forte na rua, imagine nas casas que estão fechadas", afirmou Alves. Além da fuligem, algumas casas tiveram danos na estrutura hidráulica.

As 18 famílias desalojadas, que totalizam cerca de 45 pessoas, recusaram o alojamento oferecido pela prefeitura e foram para casas de parentes.

"Como todas elas têm parentes próximos, preferiram não aceitar a nossa ajuda", disse Alves. Cada uma das famílias vai receber uma cesta básica para ajudar nas despesas das casas que os alojaram.

Numa reunião com os moradores das casas atingidas, a Prefeitura sugeriu a possibilidade de uma bolsa-aluguel, mas ainda não há valores ou critérios estabelecidos.

Nove funcionários da Defesa Civil trabalham no local fazendo o monitoramento dos prédios atingidos e dando apoio logísitico ao Corpo de Bombeiros. 

Durante o incêndio, 43 carros dos bombeiros estiveram no local. Equipes de cidades vizinhas auxiliaram no combate ao fogo.

O Corpo de Bombeiros informou que duas equipes continuam no local até, pelo menos, a manhã deste sábado para prevenir que novos focos de incêndio ocorram.

Inicialmente, a prefeitura havia informado que 18 pessoas foram atendidas. Porém, informou posteriormente que foram realizados 17 atendimentos médicos ----sendo que todas já foram liberadas, informou o órgão.

Mais cedo, balanço parcial divulgado pelo coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) na região, Reinaldo del Pozzo, apontava três pessoas intoxicadas --entre elas um bombeiro--, duas atendidas com crise nervosa e outra devido a uma convulsão. Não há registro de vítimas graves.

O fogo começou por volta das 7h30 na Dial Química Distribuição. No local eram manipulados produtos de limpeza e estavam estocados, entre outros itens, solvente e detergente.

Devido aos produtos químicos, ocorreram diversas explosões. As labaredas e a fumaça puderam ser vistas a distância. Moradores deixaram as casas às pressas.

Produtos químicos vazaram do prédio e, em chamas, escorreram pelo asfalto. Pneus de carros ficaram derretidos nas garagens e portões, inchados. Fios da rede elétrica também foram derretidos, e moradores da região ficaram sem luz.

O tenente-coronel Valdeir Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros, informou que a empresa não tinha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e, com isso, estava irregular. Segundo a prefeitura, a Dial tem licença ambiental e alvará para funcionamento. 'Precisamos saber se o volume [de produto] autorizado era compatível com o que foi estocado', disse o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT).



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet