Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Lula sugere que Brasil e China usem suas moedas no comércio bilateral

O Brasil sugeriu à China que os dois países financiem o comércio bilateral em suas respectivas moedas locais, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (3).



Lula fez a proposta a presidente chinês Hu Jintao em encontro dos dois líderes durante a cúpula do G20, em Londres na quinta-feira (2). "Eu propus que a gente comece a discutir que as trocas comerciais entre o Brasil e a China sejam feitas nas moedas brasileira e chinesa", disse Lula a repórteres.

O presidente disse esperar discutir o assunto com mais detalhes quando ele visitar a China mais tarde este mês. A iniciativa poderia representar mais um esforço no sentido de dar ao comércio mais independência em relação ao dólar em um momento em que aumentam as propostas para o estabelecimento de uma moeda de reserva global alternativa.

Commodities

O Brasil exporta grandes volumes de commodities para a China cujos preços são denominados em dólar. Mas Lula disse que tal movimento não significaria uma nova moeda. "Não, não é sobre uma nova moeda, é sobre uma nova relação comercial", afirmou Lula.


Na semana passada, Argentina e China fecharam um acordo de troca de moedas no valor de 70 bilhões de yuans (US$ 10,2 bilhões).


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet