Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Policiais do Rio vivem início de ano mais seguro desde 1998, segundo ISP

Nenhum policial do Rio de Janeiro morreu em serviço entre janeiro e março de 2011, de acordo com relatório do ISP (Instituto de Segurança Pública), que será divulgado na íntegra segunda-feira (16).


O estudo mostra que o Estado vive seu ano mais seguro para as corporações, desde que o relatório começou a ser feito, em 1998. O governador Sérgio Cabral comemorou os números favoráveis durante visita ao Desafio da Paz, neste domingo (15).

- Isso é uma conquista extraordinária. Incluímos na nossa política de segurança metas de redução de crimes, incluindo auto de resistência. Com isso, estimulamos cada vez mais uma polícia pacificadora. Claro que quando precisar usar a força, a polícia vai usar, mas o ideal é que não seja necessário.

Cabral ainda comentou o reforço na segurança dos transportes públicos, que será feita por policiais militares de folga, estendendo às concessionárias que cuidam do metrô, trens e barcas. O decreto, publicado em 16 de março, permite que os PMs trabalhem em dias de folga em convênio, evitando assim a busca por trabalhos informais, os chamados ‘bicos’.

- Agora, estamos abrindo para o Metrô Rio, SuperVia e Barcas utilizarem nossos policiais de folga fardados. Mas cabe a eles decidirem. Isso é um ganho, porque a maioria dos policiais morria fora da atividade, fazendo bico em situações precárias.

O próximo estudo feito pelo ISP não terá saldo tão positivo. Na semana passada, um policial militar foi morto em Rocha Miranda, na zona norte do Rio, após troca de tiros com criminosos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet