Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Governo do RS decide vender patrimônio apreendido de traficantes

Carros de luxo como eram usados por suspeitos de tráfico de drogas. Só em um depósito, em Pelotas, no sul gaúcho, são 576 veículos apreendidos. Até agora, era assim: enquanto os processos demoravam na justiça, eles ficavam no local - cobertos de poeira, custando mais de R$ 5 mil por dia aos cofres públicos.


“O bem era retido, ficava guardado esperando o final do processo que em média dura 15 a 20 anos. A partir de agora, aconteceu, na hora já passa pra alguém usar”, diz o secretário de Justiça, Fabiano Pereira.

É o que prevê o acordo assinado entre o Ministério da Justiça e o governo gaúcho: armas, veículos, computadores e outros equipamentos vão imediatamente para a polícia e instituições que tratam de dependentes químicos.

Tudo o que não tiver uma utilidade imediata como barcos, joias e obras de arte vai ser vendido em um leilão. O valor arrecadado e o dinheiro apreendido com traficantes podem somar, este ano, mais de R$ 5 milhões.

É o que o governo gaúcho pretende obter com os bens recolhidos em todo o Rio Grande do Sul. Se os acusados que forem absolvidos no final do processo, receberão indenizações no valor do bem em títulos do Tesouro Nacional. O Ministério da Justiça planeja oferecer o projeto para outros estados.

“É um programa certo porque ele tira bens que foram adquiridos pelo narcotráfico, justamente para combater o narcotráfico”, afirma o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet