Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Fotografado nu em museu, poeta reclama de preconceito em Sergipe

Foto: Divulgação

Fotografado nu em museu, poeta reclama de preconceito em Sergipe
Após ver espalhadas na internet as fotos que tirou, em 2005, coberto por apenas um ramo de flores amarelas, dentro do Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, o poeta e escritor Araripe Coutinho, 42 anos, afirma ser vítima de preconceito. “Não consigo sair de casa. Estão achando que é um acontecimento fantástico. Se fosse um cara musculoso ou a garota do Tchan, ninguém falava nada. Mas como eu sou ‘boteriano’...”


O poeta afirma que tirou as fotos quando o museu estava fechado e que a divulgação não foi intencional. A Secretaria da Casa Civil de Sergipe abriu sindicância para apurar como as fotos foram tiradas dentro do prédio público.

“Você manda para um amigo, que manda para outro, aí coloca no Facebook. Não havia intenção, isso já existia há tanto tempo”, afirma Coutinho.

Já sobre a formatação do ensaio, diz que apenas seguiu o que faz em seu trabalho. “Não tinha porque tirar uma foto de terno e gravata. Eu queria que as pessoas dissessem: ‘o poeta está nu’, porque toda minha poesia é assim, despojada de qualquer conceito”, diz em entrevista ao G1.

“O museu estava completamente detonado. Como eu ia fazer meus 20 anos de literatura, resolvi fazer uma visita a Botero, Caravaggio, Modigliani, no mobiliário belíssimo no museu. Não há nada de imoral nas fotos, nada de aviltante, são hipercomportadas”, afirma. “Porque eu não mostro nada, não mostro nem a bunda. Apenas tirei a foto com a flor na frente, bem boteriana, bem bonita.”

Para Coutinho, a reação exagerada a sua “obra” é fruto do preconceito. “Porque é gay, porque é no museu, porque é gordo... Como teve essa empáfia de virar uma Monalisa deitada?”, questiona. “Então vai ter que passar tinta na capela Sistina inteira, porque tem anjos com o sexo à mostra.”

O Palácio Museu Olímpio Campos foi sede do governo do estado nos séculos 19 e 20. Em 1985, foi tombado como um dos mais significativos monumentos da arquitetura oficial. “Eu amo o museu. Aproveitei que, pensando que não ia vir abaixo, como todo nosso patrimônio brasileiro, que desmorona, para tirar logo as minhas fotos.”

Coutinho defende o ensaio como “completamente artístico, bonito, de muito bom gosto, e que criou na cidade uma comoção pública desnecessária”. Além disso, revela que está exausto com a repercussão que o ato provocou. “As pessoas detonaram essas fotos na net, virou trending topic. Porque durante 20 anos de literatura, morei com Hilda Hilst, escrevi para o Clodovil, ninguém nunca falou nada da minha poesia?”, critica.

“Mas serviu para a sociedade discutir conceito de arte. Agora depois de uma mulher na Presidência do Brasil, as pessoas ainda vêm discutir nu artístico? É para se discutir liberdade de expressão”, diz ele. E manda um recado àqueles que têm curiosidade de ver suas fotografias: “As pessoas devem abrir a cabeça e introduzir um pouco mais de modernidade, mas não o conceito da palavra gasta, e sim, algo que vai modificar o conceito de sociedade. Parece que nós sempre estamos levando alguém para a fogueira”, completa.

Segurança do museu
A Secretaria da Casa Civil de Sergipe informou que o local sofreu ampla reforma a partir de 2007, por determinação do governador Marcelo Déda, e foi inaugurado em 21 de maio de 2010, com 13 câmeras de segurança e vigilantes em regime de 24 horas. Assim, conclui, preliminarmente, que as fotos somente podem ter sido tiradas quando o local ainda era apenas um prédio fechado, antiga sede de governo.

A secretaria diz que, para esclarecer os fatos, abriu sindicância interna e encaminhou as fotografias e textos retirados das redes sociais à Procuradoria Geral do Estado, que deve apurar responsabilidades. Informou também que, atualmente, as visitas são acompanhadas por guias do Palácio Museu e as fotografias são permitidas apenas na fachada do prédio e no térreo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet