Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

AGRICULTURA

Jilson diz que Zé Domingos tem o perfil mas Sedraf precisa de apoio

Foto: Reprodução/Ilustração

Jilson diz que Zé Domingos tem o perfil mas Sedraf precisa de apoio
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) precisa de apoio de todo o staff do governo estadual, do próprio governador Silval Barbosa (PMDB) e da Assembleia Legislativa, para poder alavancar a agricultura familiar em Mato Grosso, avalia o ex-secretário da pasta, Jilson Francisco. “A demanda nessa área é muito grande”, disse, em entrevista ao Olhar Direto.


Jilson rebateu informações distorcidas de que teria criticado o ritmo do atual secretário Zé Domingos. “Não existe hoje em Mato Grosso nenhuma pessoa que reúna as condições que o Zé tem para resgatar a importância do setor agrícola dentro da gestão publica. É profissional da área, extencionista, conhece os gargalos da atividade e tem as informações técnicas e cientificas”, argumentou.

O ex-secretário aduz que não é simples tocar a Sedraf, por causa de gigantesca demanda e muitos problemas. Na avaliação de Jilson, a agricultura familiar em Mato Grosso fica com crescimento limitado devido causas externas à Sedraf. “Os pontos que destravam a produção agrícola familiar não dependem somente do secretário ou do governador. Passa por questões ambientais e fundiárias” sustenta Francisco.

Porém, Jilson também lembra que, apesar de os principais entraves da atividade estarem fora da Sedraf, a pasta precisa de ajustes internos. “Mas sei que o Zé está fazendo, como na reparação salarial e valorização da Empaer. Também precisa de concurso para reforçar a equipe técnica, por exemplo.”

O ex-secretário relata que a Sedraf não pode ter cunho finalístico, ou seja, executando ações nos municípios, mas sim fortalecer as instituições vinculadas – Empaer, Indea e Intermat – que tem essa obrigação. “A Sedraf não precisa ter quadro grande de técnicos, mas ter bons profissionais e estar forte e equipada nas vinculadas. Estas sim devem ter atividades finalísticas”, falou Jilson, apontando também que está muito confiante na atuação da Embrapa Agrosilvipastoril como parceira da agricultura familiar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet