Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

Qualificação em hidráulica garante emprego para alunos do Senai-MT

Emprego garantido. Esta tem sido a realidade dos estudantes que ingressam no curso de instalador hidráulico, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a indústria Amanco, em Mato Grosso. Os alunos mal concluem a qualificação e já recebem oferta de trabalho, como aconteceu com Jeferson Jorge da Silva, 23 anos. Ele foi contratado por uma construtora de Cuiabá, que só esperou ele pegar o diploma para inseri-lo no quadro. "O curso foi uma grande oportunidade para eu conseguir mais valorização no mercado".


Assim como Jeferson, outras 589 pessoas já foram qualificadas, desde 2010, por meio da parceria Senai-MT e Amanco. E uma das turmas recebeu o certificado ontem (13/07), na Escola Senai da Construção, em uma cerimônia que contou com a presença do diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, e da gerente de Marketing da Amanco, Patrícia Barreros, além de coordenadores e empregados do Senai-MT. O evento foi marcado também pela entrega do kit didático (baú com equipamentos, ferramentas e materiais) do curso instalador hidráulico, cedido à instituição pelo Departamento Nacional e a Amanco como prêmio pelos resultados bem sucedidos na oferta da qualificação no Estado. "O Senai-MT está entre os Departamentos Regionais do Senai com melhores resultados na parceria com a Amanco. Somos um dos seis que apresentou maior número de matrículas em 2010", destaca Gilberto Figueiredo.

Confira a galeria de fotos

Comemorando o fim do desemprego, Ana Paula Rodrigues, 21, conta sobre a mudança em sua vida. "Antes eu não tinha qualificação e não conseguia trabalho. Adquiri conhecimento e aplico no mercado", comenta a jovem recentemente contratada como instaladora hidráulica de uma construtora da Capital. No mesmo ritmo está David Oliveira Castro Júnior, 32, que ainda nem concluiu o curso e já tem proposta de emprego em uma indústria. "Eu sempre trabalhei na área da construção, mas não tinha diploma. Estou correndo atrás do prejuízo e pretendo fazer vários cursos, pois o Senai é onde as empresas procuram profissionais qualificados".

E este resultado, admite Gilberto Figueiredo, só é possível por causa da soma de esforços entre o Senai-MT e a Amanco. Ele agradece o apoio da empresa e afirma que este trabalho conjunto é fundamental para que a instituição cumpra seu papel de promover a educação profissional para a indústria. Além disso, ele reforça que o uso do kit didático leva flexibilidade na oferta dos cursos, uma vez que os baús são móveis e possibilita que as qualificações sejam realizadas em localidades distantes ou dentro das empresas, sem comprometer a qualidade do ensino.

Segundo Patrícia Barreros, a parceria com o Senai no país é responsável pela formação de 10 mil alunos ao ano. "Não tivemos dúvida de que trabalhar em conjunto com o Senai seria uma iniciativa de sucesso. E estou impressionada com a infraestrutura da Escola da Construção e como as salas de aula estão repletas de estudantes. Isso é reflexo de um bom trabalho de gestão e do comprometimento da equipe". Ela acrescenta que é gratificante para a Amanco ver as vidas transformadas pela profissionalização em Mato Grosso e que estas boas práticas devem ser difundidas. "Nosso objetivo é qualificar e aumentar as chances do aluno conseguir emprego, e é um privilégio para nossa empresa ver que isso realmente está ocorrendo aqui".

Os cursos ocorrem na Escola Senai da Construção, em Cuiabá, e também nas unidades de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Juína e Cáceres. Todos são oferecidos gratuitamente à população, sendo necessário ter idade mínima de 18 anos, apresentar autodeclaração de baixa-renda e/ou desemprego, além de cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência. Neste ano, já matricularam-se 320 estudantes e estão previstas abertura de mais 160 vagas gratuitas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet