Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Violência

Roubos aumentam 50% em seis meses e população fica preocupada

Foto: Ilustração

Roubos aumentam 50% em seis meses e população fica preocupada
No primeiro semestre deste ano os bandidos agiram mais em Rondonópolis e também se tornaram mais violentos, conforme indica as estatísticas da Polícia Militar. A quantidade de furtos à pessoa (quando não é empregada violência na abordagem) diminuiu em 57%%. Foram 38 casos contra 90 nos primeiros seis meses do ano passado. Mas os registros de assalto com uso de força para intimidar a vítima, como acontecem nos roubos, subiram 55%, passando de 173 em 2010 para 268 casos neste ano.


No geral, os assaltos no município saltaram de 406 para 611 casos neste ano, aumento de 50%. Mas nada chama mais atenção do que o crescimento de roubo de veículos. Foram 106 % de elevação dos casos. A PM atendeu 95 ocorrências contra 46 no mesmo período do ano passado. Os furtos de veículos cresceram 40%, saindo de 80 para 112 casos.

A criminalidade tem aumentado na cidade, reconhece o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Odair Moura, mas ele associa também as estatísticas crescentes de assaltos ao crescimento da cidade, com a vinda de mais pessoas atraídas pelas ofertas de empregos e oportunidades, e a confiabilidade da instituição militar.

“As pessoas passaram a denunciar mais os crimes de roubo contra a pessoa. São pessoas que tiveram o celular, a bolsa roubada, mas sequer faziam o registro da ocorrência e passaram a fazer. Outro ponto importante é que 95% dos roubos foram de flagrantes. A PM chegou a tempo de prender os bandidos. Cerca de 60% dos assaltos foram cometidos pelas mesmas pessoas”, explicou o comandante. Isso é um exemplo da máxima: a polícia prende e a justiça solta.

Moura aponta que as visitas comunitárias da PM em escolas, estabelecimentos comerciais e residências alvos de bandidos são realizadas após a ocorrência para avaliação da pessoa sobre o atendimento prestado. “Não são em todos os casos, mas temos procurado estreitar mais o relacionamento com a sociedade, através do policiamento comunitário e isso tem dado resultados. Nossa meta diária é percorrer 15 residências e 10 estabelecimentos comerciais”. No primeiro semestre, as visitas foram quase 1000% maiores do que no mesmo período do ano anterior. “Fizemos 14.513 visitas comunitárias e em 2010 foram 1.385. Este é um dos fatores importantes para o aumento dos registros policiais”, argumentou o major.

O comerciante de um bairro da periferia de Rondonópolis, Francisco Vargas, diz que não tem paz com os bandidos. “Já furtaram botijão de gás da minha casa e até cerveja. Isso é coisa de viciado que faz de tudo pela droga. Só que a gente denuncia, a pessoa sai da cadeia e continua fazendo a mesma coisa”, reclamou.

O cantor Luiz Telmo foi alvo de roubo duas vezes na mesma semana. Morador da Vila Aurora, região nobre da cidade, Telmo percebeu a presença do bandido quando este saía com um aparelho de som. “Gritei, mas ele conseguiu fugir”. Dois dias depois o mesmo bandido acompanhado de um segundo ladrão, armados com uma faca, entraram de novo na casa do cantor e roubaram a aliança da mãe de Luiz, uma idosa de 73 anos, e um celular. “Eles queriam dinheiro para comprar droga. Alguma coisa precisa ser feita para evitar esses roubos”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet