Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Copa 2014

Bassan entrega bandeira de MT e defende copa em Cuiabá junto ao Ministro dos Esportes

O ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu nessa terça-feira (14) a bandeira do Estado de Mato Grosso das do presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan. O encontro ocorreu em Belo Horizonte (MG), durante o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. "Aproveitamos para destacar as vantagens de Cuiabá em relação a Campo Grande e reforçar que a capital de Mato Grosso seja uma das cidades sedes dos jogos da Copa em 2014", disse Bassan.


O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Engenheiro Marcos Túlio de Melo, entregou ao ministro o documento "Diretrizes Básicas para Elaboração de Relatório de Inspeção Predial em Estádios de Futebol". O documento do Confea é uma sugestão de normas para a unificação dos laudos de engenharia em todos os estádios do país e é um dos itens do Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março passado, que regulamenta o artigo 23 do Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671).

"A exigência visa aumentar a segurança e o conforto do torcedor, e torna obrigatória a apresentação de quatro laudos, podendo chegar a cinco, para autorizar a realização de jogos, explicou Bassan.

O Decreto determina a obrigatoriedade de apresentação dos laudos técnicos de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate de incêndio, e de condições sanitárias e de higiene. Quando o laudo de engenharia exigir, o estádio terá que apresentar um quinto laudo atestando a estabilidade estrutural, na forma que será estabelecida pelo Ministério do Esporte.

De acordo com o ministro Orlando Silva, o Confea foi incorporado ao combate à violência nos estádios, numa referência ao pacote de medidas lançadas em março na Presidência da República. "O combate à violência começa em proporcionar instalações adequadas de conforto e segurança", disse.

O ministro disse que a exigência dos laudos é uma das medidas para adequar os estádios Brasileiros à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Ele ainda explicou a importância do mundial de futebol para o Brasil. Segundo Orlando Silva, é uma boa oportunidade para promover o país internacionalmente.

"A Copa do Mundo vai promover a modernização do futebol que se soma à modernização das obras de infra-estrutura e também à qualificação de serviços, como por exemplo, saúde e segurança", acrescentou o ministro.

Orlando Silva afirmou que, dentro do âmbito da Copa do Mundo, serão implantadas arenas que, por serem utilizadas para outros eventos, se tornarão sustentáveis. Para que essa rede de estádios funcione com padrões internacionais, segundo o ministro, tem de haver uma referência de conforto e segurança para o torcedor.

Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, disse que a instituição quer colaborar com a modernização do futebol Brasileiro. "Queremos apresentar nossa contribuição par que tenhamos não só os estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014, como todos os 540 estádios do Brasil em ordem para o torcedor. Este é um grande desafio para toda nossa categoria profissional", afirma.

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e membro da Comissão Nacional de Inspeção de Estádios, Virgilio Elísio, também estava presente e disse: "muitos ainda ouvirão falar deste momento. Este era o laudo que faltava. Trazemos hoje a engenharia para dentro do futebol. Quem ganha com isso é o consumidor final: o torcedor".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet