Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Parceiros aprovam regimento da Justiça Comunitária

Representantes de sete entidades parceiras do programa Justiça Comunitária, desenvolvido pelo Poder Judiciário Estadual, foram recebidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para discussão e aprovação do Regimento Interno. A reunião foi presidida pela coordenadora do programa, juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá.


O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (16 de agosto) na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva. Na ocasião, a magistrada apresentou a minuta do regimento e colocou o assunto para debate. O texto foi aprovado e os participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoá-lo, além de incluir novas diretrizes para garantir maior eficácia ao trabalho. Entre as inserções, a juíza propôs a inclusão de Parágrafo Único no Artigo Sexto, do Capítulo Terceiro, no qual prevê a participação de membros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Ainda como novidade, os participantes elaboraram o inciso 10º, do artigo 7º, regulamentando as reuniões do Conselho Consultivo, que deve ter encontros ordinários e extraordinários para deliberação e conversas sobre o programa, com determinação de punições para os faltosos.

Com a aprovação pelos representantes presentes, o novo texto será encaminhado para Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno, sob a presidência do desembargador José Tadeu Cury, para apreciação. Em seguida, o documento será levado para conhecimento e aprovação por parte do Tribunal Pleno do TJMT.

Durante a reunião, a coordenadora do programa destacou a importância das parcerias e trabalhos voluntários para o sucesso da Justiça Comunitária, que tem como papel promover cidadania por intermédio do Poder Judiciário e das instituições parceiras. Sempre com foco na promoção da pacificação social, atuando na esfera preventiva e favorecendo a utilização da mediação e da conciliação como alternativas na solução de conflitos.

O encontro de hoje contou com a presença da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo advogado João Paulo Moreschi, da servidora da Setas, Beatriz Pinto Viana, da funcionária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Vânia Regina Souza e do agente comunitário Esmeral Silva Guilherme. Além dos presentes, também participam do conselho representantes da Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet