Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Derretimento na parte ocidental da Antártida se acelera

O aumento de 5ºC na temperatura dos oceanos está acelerando dramaticamente os ciclos de desaparecimento da calota glacial na parte ocidental da Antártida, voltada para a América do Sul, de acordo com estudos publicados na revista "Nature" na quinta-feira (20).


Uma primeira pesquisa, que se baseou na análise dos sedimentos, indica que nos últimos cinco milhões de anos, as flutuações de gelo nessa região do continente gelado tiveram um ciclo de 40 mil anos.

"O ciclo de 40 mil anos está ligado às variações da inclinação da Terra" em relação ao Sol, afirma o principal autor do estudo, Tim Naish, da Universidade de Wellington, na Nova Zelândia.

"Na ausência do homem, esses ciclos continuariam no mesmo ritmo no futuro, em escalas de várias dezenas de milhares de anos", disse David Pollard, da Universidade do Estado da Pensilvânia, em University Park, um dos autores do segundo estudo.

Com o aumento dos gases causadores do efeito estufa, provocando uma aceleração do aquecimento global, "bastaria entre uma a algumas centenas de anos para que as águas do oceano austral, ao redor da Antártica, atingissem uma temperatura suficiente para que o gelo desaparecesse quase totalmente da parte ocidental do continente em alguns milhares de anos", afirmou Pollard.

"Descobrimos que o aquecimento do oceano e o derretimento do gelo das plataformas flutuantes são os principais fatores de controle das variações do gelo nessa região", explicou.

As geleiras da calota polar antártica avançam para o oceano, e sua extremidade, antes de se partir em icebergs, forma plataformas agarradas ao continente. O desaparecimento dessas extremidades, em função do aumento da temperatura do oceano, provocaria uma aceleração do derretimento das geleiras, que se tornariam mais finas, terminando por se dissolver por completo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet