Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Plano Estadual de Recurso Hídricos será apresentado para representantes do Governo do Estado

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza nesta sexta-feira (20.03), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), a apresentação dos resultados finais do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). O Plano visa compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a sustentabilidade ambiental e os usos múltiplos dos Recursos Hídricos, com intuito de promover harmonização e adequação de políticas públicas para busca do equilíbrio com a oferta e demanda da água.


A apresentação é aberta ao público e contará com a presença dos membros do Conselho do Estado de Recursos Hídricos e do grupo governamental composto por sete secretarias que fará a avaliação do projeto. Além dos representantes do governo, a apresentação receberá algumas organizações que fazem parte da elaboração do plano, como a Fiemt, Famato, Aquamat, Formad e outros órgão públicos.

Segundo o coordenador de Ordenamento Hídrico, Leandro Miraschin, este projeto demorou dois anos para ser elaborado e vinte e sete regiões do estado foram estudas. Depois de estudadas as regiões passaram pelo processo de diagnóstico, onde foram levantados as informações econômicas, sociais, jurídico-institucionais, hidrológicas, hidrogeologicas e de qualidade da água. Na seqüência foram submetidas a um prognóstico que conseqüentemente levaram a estabelecer um plano de melhoria para cada área estudada.

O plano é uma proposta para inserir projetos visando a proteção da sociedade, recuperação do recursos hídricos e a garantia do uso sustentável . Para a construção do Plano foi realizado um trabalho conjunto de consultores contratados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) através do Programa Pantanal, com o apoio técnico da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano/MMA e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso.

Dia Mundial da Água 22 de março

Também nesta sexta-feira (20.03), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal acontece uma sessão solene que terá a participação da especialista em Gerenciamento Participativo para o Meio Ambiente e gerente de Fomento e Apoio a Comitê de Bacia Hidrográfica (GFAC) técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente(Sema) , Leonice Lotufo que realizará uma palestra sobre Bacias Hidrográficas.

Também participa da sessão solene o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet