Olhar Direto

Domingo, 15 de setembro de 2024

Notícias | Turismo

amazonastur

Amazonastur realiza 1ª exposição do Programa Artesanato Sustentável em Manaus

O Governo Estado, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), realizará a primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas da próxima...

O Governo Estado, por meio da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo), realizará a primeira exposição do Programa Artesanato Sustentável do Amazonas da próxima segunda-feira ao dia 3 de setembro no Manauara Shopping (avenida Mário Ypiranga, antiga Recife, nº 1.300, Adrianópolis, zona Centro-Sul). A abertura da exposição será às 17h e contará com representantes de trading local e nacional.


O objetivo da exposição é apresentar ao público local um dos programas que hoje é um case de sucesso no setor e que beneficia, segundo informou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, as famílias de mais de 200 artesãos.

O Programa Artesanato Sustentável ganhou destaque após várias participações em feiras nacionais e internacionais do setor, como o Salão de Negócios da Fashion Rio (Rio à Porter), o Brite 2011 (Brazil Premier Travel Event For The International Market), Feira de Artesanato de Firenze (Itália), Feira Internacional de Lisboa (Portugal), entre outros eventos.

Além das participações em grandes eventos turísticos, o programa ganhou o interesso de um grupo de empresários espanhóis (El Corte Inglês), que comprou mais de quatro mil peças dos artesãos amazonenses que participam do Artesanato Sustentável para comercializá-las em 80 lojas na Europa.

Divulgação em Manaus – Oreni Braga disse que chegou a hora dos próprios amazonenses conhecerem o programa, que foi criado para dar visibilidade à produção dos artesãos locais. “Não ensinamos a arte a ninguém. O que fizemos foi moldar esses artistas para que eles produzissem com mais qualidade e de maneira sustentável”.

O público local irá conhecer as peças artesanais que apresentam novas técnicas, como a de tingimento natural, que substitui as cores industriais por cores naturais extraídas de frutos, como açaí, banana, jenipapo, peão-roxo, entre outros. “Iremos apresentar aos amazonenses e aos turistas que passarem pelo local o resultado deste programa”, frisou a presidente do órgão.

Preservação da Amazônia – Oreni Braga lembrou que para dar mais visibilidade e gerar uma renda maior aos artesãos, a Amazonastur apresentou uma proposta ao El Corte Inglês para desenvolver uma linha sustentável de moda, a qual se encontra em análise.

A Amazonastur também está articulando a produção de acessórios para que eles possam ser comercializados pela TAP. “A proposta é que os artesãos criem uma linha de necessáire, que será produzida com fio de tucum e arumã e distribuída na Classe Executiva e Primeira Classe dessa empresa. A priori, eles acharam a ideia interessante, pois poderão agregar valor à imagem da companhia com a preservação da Amazônia e de responsabilidade social”, comentou.

Capacitação – O Programa Artesanato Sustentável do Amazonas realizou capacitações de artesãos em Manaus, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Barreirinha, São Gabriel e Tefé, considerados os destinos indutores do turismo no Estado.

Nas oficinas, os artesãos tiveram aulas de sensibilização para o turismo, design (novos produtos e novas técnicas), associativismo e cooperativismo, comercialização e educação ambiental (manejo participativo).

Outro trabalho fundamental do projeto foi a criação da marca Amazonas nas peças criadas pelos artesãos. Esse recurso possibilita que a procedência do produto seja reconhecida em qualquer lugar do mundo.

Além da marca, o programa vem sendo apresentado nas principais feiras do setor, o que possibilita aos artesãos negociarem diretamente com o público final, eliminando qualquer participação de atravessadores. Em toda viagem, dois artistas levam as criações e o portfólio do programa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet