Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Educação

SÃO PEDRO DA CIPA

Alunos receberão bicicletas e capacetes para irem à escola

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas

Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas

O governo federal deve entregar nos próximos dias cerca de 250 bicicletas escolares e capacetes a estudantes da rede pública do município de São Pedro da Cipa (MT) do programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. Ao todo, 26 mil alunos de 70 municípios de todo o País irão receber os equipamentos.


A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país. A chegada às prefeituras vai depender da capacidade de entrega de cada empresa vencedora do pregão eletrônico e da distância das fábricas em relação a cada município beneficiado.

Criado em 2007, o programa implementou a aquisição de mais de 12 mil ônibus e entregou cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, incluiu a bicicleta como alternativa de transporte. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas. A nova opção vale tanto para a área rural quanto para a urbana.

“Nas cidades, os alunos que moram a pequenas e médias distâncias das escolas terão um meio de transporte que não agride o meio ambiente e ainda proporciona atividade física saudável. Nas zonas rurais, com muitas vias intransitáveis, a bicicleta pode ajudar os estudantes a chegar à escola”, destaca o coordenador-geral do programa Caminho da Escola, José Maria Rodrigues de Souza.

As bicicletas foram doadas às prefeituras, que decidirão quais escolas vão usar o novo meio de transporte e a forma de cessão aos estudantes.

“O município pode ceder as bicicletas aos alunos e fazer verificações periódicas de estado de conservação ou prever a doação, após dois ou três anos de uso, relacionada à assiduidade na escola e às notas nas avaliações”, explicou o coordenador. (Contém informações da Assessoria MEC).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet